Se você sabe quem é o pastor André Valadão, o pastor que sugeriu a morte de pessoas LGBTQIA+ durante um culto da Igreja Batista da Lagoinha, em Orlando, nos Estados Unidos, com certeza deve se lembrar de alguma outra polêmica envolvendo suas falas raivosas.
“Se eu pudesse, matava tudo e começava de novo. Mas prometi que não posso, agora está com vocês’”, declarou Valadão no culto transmitido ao vivo. A fala levou o Ministério Público Federal a abrir um inquérito contra ele, após um pedido do senador Fabiano Contarato (PT-ES).
Te podría interesar
Ajude a financiar o documentário da Fórum Filmes sobre os atos golpistas de 8 de janeiro. Clique em https://benfeitoria.com/ato18 e escolha o valor que puder ou faça uma doação pela nossa chave: pix@revistaforum.com.br.
Além disso, o pastor coleciona polêmicas que vão de ataques ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) até discursos de ódio contra grupos minorizados. Veja alguns casos.
Te podría interesar
Mais homofobia
Em junho, foi comemorado o mês do orgulho LGBTQIA+. Ao comentar a data, André Valadão disse que "Deus odiava o orgulho", fazendo referência à palavra de ordem que a comunidade carrega.
Na mesma ocasião, o pastor disse: “Deus não destruiu a humanidade por causa de roubo, assassinatos ou idolatria. Deus destruiu a humanidade por causa da imoralidade sexual. Imoralidade sexual é um pecado grave. Não sou eu que estou dizendo, é a bíblia que diz: homossexuais passivos ou ativos não herdarão o reino de Deus”.
TSE e mentira sobre condenação
Durante a eleição de 2022, Valadão foi um dos principais cabos eleitorais de Jair Bolsonaro (PL) no meio evangélico. Ataque ao presidente Lula (PT) e ao projeto da esquerda eram comuns em seus sermões e postagens nas redes.
Entre os vídeos, o pastor forjou uma decisão do TSE que o obrigava a se retratar sobre suas falas acerca de Lula. Horas após a publicação, Valadão fez uma postagem em suas redes sociais em que mencionava censura.
A assessoria do TSE, no entanto, negou qualquer pedido de declaração vinda do pastor.
Preconceito contra o judaísmo
André Valadão também se indispôs com a comunidade judaica em 2021. Ao receber um questionamento em seu Instagram sobre "por que os judeus são tão abençoados por Deus, mesmo que a maioria não creia em Cristo", o pastor respondeu de maneira preconceituosa.
"Você está falando que abençoado é quem tem dinheiro? Judeu só tem dinheiro. Dinheiro não muda a vida de ninguém, não salva ninguém, não. Gente, para de pensar que ser abençoado é ter dinheiro. Os judeus podem até ter dinheiro, mas ninguém é mais abençoado que um cristão", disse ele na ocasião.
Com informações de Istoé e O Dia