O PicPay vai começar a cobrar uma taxa mensal por inatividade na conta. O valor de R$ 10 por mês passará a ser cobrado a partir do próximo sábado (29) e tem previsão máxima de doze meses de cobrança. A tarifa será interrompida caso haja qualquer movimentação na conta.
A decisão, chamada de "taxa de inatividade", não foi anunciada para o público nos canais de comunicação da empresa. É possível encontrar informações na página de suporte do PicPay, por meio da Central de Ajuda. O cliente não recebe aviso prévio da cobrança, o site apenas informa: "será considerada como inativa qualquer conta que não tenha movimentação financeira ou acesso do cliente ao App pelo período de 360 dias".
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Como não pagar?
Para não pagar a taxa de inatividade, o cliente pode optar por qualquer uma das opções: movimentar a conta ou excluí-la. Caso o usuário não deseje continuar usando sua conta e receber cobranças pela falta de movimentação, é possível pedir a exclusão da conta.
Para excluir, basta abrir o aplicativo e clicar na foto de perfil na tela inicial. O cliente será direcionado ao menu "Ajustes", onde verá ao final a opção de "Encerrar minha conta". Ao clicar, o usuário receberá a seguinte mensagem: "Recebemos seu pedido e vamos analisar as informações em até 10 dias. Durante esse prazo, se você receber algum valor ou reativar sua conta, o encerramento não será feito. Vamos te enviar um e-mail com todos os detalhes para você acompanhar seu pedido, ok?"
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O lado do PicPay
Em nota, o aplicativo de serviços financeiros explicou que a cobrança de tarifa por inatividade é uma "prática de mercado aplicada nas situações em que o cliente não utilizou ou abriu o aplicativo nos últimos 360 dias". A companhia justificou que o mecanismo é adotado por instituições financeiras para "reduzir custos com contas sem movimentação”.
O PicPay ainda comentou que a cobrança está condicionada ao saldo em conta do usuário, ou seja, "não irá se transformar em dívida para os clientes".