O chemsex ou sexo químico se trata de relações sexuais realizadas sob efeitos de drogas que atingem o sistema nervoso central, como a cocaína, ecstasy líquido, também conhecido como GHB ou GBL, LSD, maconha e a metanfetamina.
Pessoas que praticam o chemsex se sentem atraídas pelos efeitos que acontecem durante a relação: maior duração do ato, aumento da libido e tolerância para fetiches árduos de serem realizados são alguns dos motivos que as levam a experimentar as drogas psicoativas durante o sexo. O GHB, uma dessas drogas, ficou conhecido como “droga do estupro” por causar amnésia e estar sendo utilizado em aplicação de golpes financeiros e de abusos sexuais em confraternizações no Rio de Janeiro e São Paulo.
Te podría interesar
Os riscos à saúde são tão grandes quanto o prazer potencializado: a transmissão de HIV e ISTs podem acontecer com mais facilidade, uma vez que o organismo está mais vulnerável e a percepção dos praticantes está comprometida devido à ação das drogas, podendo interferir na utilização correta do preservativo e de outros métodos contraceptivos.
Além disso, os maiores perigos dessa prática constante são a possibilidade de se tornar dependente químico e a procedência duvidosa das drogas, uma vez que a maioria delas não é legalizada no Brasil e não contém redução de danos. Outro ponto é a impotência sexual, quando a pessoa não consegue mais fazer sexo sem o estímulo dessas substâncias.
Te podría interesar
Para que o chemsex aconteça, é imprescindível que as pessoas estejam previamente informadas de quais substâncias utilizarão e sóbrias quando concordarem em participar. É preciso cuidado para que as alterações no organismo não afetem a relação sexual negativamente, por isso o exagero e a mistura das drogas não são recomendadas. O ambiente também precisa ser apropriado e seguro, para evitar quaisquer complicações.
Saiba quais são os efeitos de cada droga durante o ato sexual:
Cocaína: excitação e aumento da autoestima;
Escasy: líquido: excitação e aumento da libido;
Maconha: relaxamento e aumento da libido;
LSD: estímulo da interação social e relaxamento;
Metanfetamina: excitação, aumento da libido e da autoestima.