EM ALTA VELOCIDADE

Tunados, de luxo e autuados: Polícia enquadra 'playboyzada do racha' em área nobre de SP

Mais de uma centena de carros e motos foram apreendidos em região próxima ao Parque do Ibirapuera; PMs tiveram dificuldades para concluir apreensões

PM apreende 119 veículos durante evento de racha em área nobre de SP.Créditos: Reprodução/TV Globo
Escrito en BRASIL el

A Polícia Militar de São Paulo fez uma operação na madrugada desta sexta-feira (19) em área nobre da capital paulista, próxima ao famoso Parque do Ibirapuera, onde jovens se reuniam a a aproximadamente um mês para exibir carrões e apostarem ‘rachas’ em alta velocidade pelas ruas da região. Ao todo foram apreendidos 119 veículos, entre carros e motos. Policiais relataram à imprensa que tiveram dificuldades e precisaram de reforços para concluir o total de apreensões.

De acordo com as autoridades, todas as noites de quinta-feira o grupo se reunia em posto de gasolina próximo ao Ibirapuera, onde confraternizava exibindo os motores para, mais tarde, começarem as corridas. A região é marcada pela presença da elite paulistana e muitos carros de luxo estão envolvidos no evento, mas também havia carros populares entre os apreendidos.

Ajude a financiar o documentário da Fórum Filmes sobre os atos golpistas de 8 de janeiro. Clique em https://benfeitoria.com/ato18 e escolha o valor que puder ou faça uma doação pela nossa chave: pix@revistaforum.com.br.

A operação durou aproximadamente 6 horas e foram necessários os reforços de diversos guinchos e caminhões-cegonha para concluir a apreensão dos 119 carros. Todos os presentes foram autuados. O pai de um dos jovens tentou impedir a apreensão de seu carro e acabou detido por desacatar os policiais.

“O objetivo da operação é coibir esses eventos clandestinos, organizados e não autorizados, de demonstração e exibição de perícia e manobra de veículos e competição automobilística”, disse à imprensa o tenente-coronel Marcos Cunha.

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, participar de rachas representa uma infração gravíssima e prevê multa de quase R$ 3 mil. Como ‘participar’, entende-se não apenas aqueles que efetivamente disputam a corrida, mas também a plateia que assiste e admira a prática.

O tenente-coronel Marcos Cunha explicou que o perfil encontrado na operação, tanto de corredores como de expectadores, era jovem e rico. “Havia veículos importados, de luxo, e também modificados: tunados ou rebaixados. São características típicas desse tipo de evento”.