ATAQUE A ESCOLA

Polícia investiga provável mentor do crime do aluno que matou professora a facadas

Várias pontas ainda estão soltas no caso; ele foi transferido há poucos dias de outra escola por “comportamento suspeito nas redes sociais”

Escola Tomázio Montoro.Créditos: Fernando Frazão/Agência Brasil
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Várias pontas ainda estão soltas no caso do aluno de 13 anos que matou uma professora de 71 a facadas e feriu outras quatros pessoas nesta segunda-feira (27), na Escola Estadual Thomazia Montoro, em São Paulo.

A Polícia Civil de São Paulo ainda investiga o ataque. O adolescente já anunciava desde domingo, em um perfil fechado na internet, que tinha a intenção de cometer o crime.

Ele era encorajado por vários outros usuários com perfis parecidos, que curtiam e comentavam os posts. Um deles chegou a se definir como "mentor" e disse estar orgulhoso ao compartilhar a notícia do atentado. A Polícia Civil vai investigar quem é esse suposto mentor.

Vítima separou briga do aluno

De acordo com relato dos alunos, o autor do ataque brigou com outro menino estudante dois dias antes do atentado à escola. A professora que foi morta separou o conflito, mas ainda não está claro que esta tenha sido sua motivação.

A polícia já estava em alerta sobre o “comportamento suspeito nas redes sociais” do autor do atentado. Por conta disso, ele foi transferido há poucos dias de outra escola para a Thomazia Montoro. No boletim de ocorrência registrado no 1° Distrito Policial de Taboão da Serra, a funcionária do antigo colégio relata que o estudante se gravou “portando arma de fogo, simulando ataques violentos” e “encaminhou mensagens e fotos de armas aos demais alunos por WhatsApp”.

Não se sabe ainda que providências a Polícia Civil, o conselho tutelar e a secretaria estadual de educação tomaram, além da transferência de escola.

Em postagem numa rede social, o agressor apresentava dúvidas se era possível cometer o crime sem uma "arma decente". A polícia não divulgou se o menino de 13 anos pegou a faca em casa ou teve acesso de outra forma.