TURISMO SEXUAL

Creme que insinua ter fragrância de bumbum brasileiro é vendido nas redes

“Brazilian bum bum cream” reforça estereótipos, explora a sexualidade brasileira e incentiva turismo sexual

Publicidade do Brazilian bum bum cream.Créditos: Divulgação
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Não é de hoje que o Brasil é relacionado no exterior com sensualidade, mulheres bonitas de biquinis exíguos e tantas outras explorações e apelações. Desta vez, no entanto, foram longe demais.

Uma empresa global especializada em cosméticos e no “estilo de vida carioca” comercializa em seu site um produto chamado “Brazilian bum bum cream”, em tradução livre algo como “Creme de bumbum brasileiro”.

Feito com vários ingredientes típicos do Brasil, como extrato de guaraná, óleo de açaí, manteiga de cupuaçu e infundido com óleo de castanha-do-pará, o produto promete “suavizar e firmar a aparência da sua pele”.

O material promocional do “Brazilian bum bum cream” traz, obviamente, fotos de uma mulher negra e várias promessas de flagrâncias e texturas. A sutil insinuação sexual começa pelo nome do produto. Não se trata, enfim, de um creme para o bumbum, mas sim para o corpo todo.

A embalagem do produto com 240ml custa 48 dólares, R$ 236,00 no câmbio desta segunda-feira (4).

Turismo sexual

A sexualização das brasileiras por estrangeiros foi motivo de publicidade da Embratur, autarquia responsável pela divulgação do Brasil no exterior, entre os anos 60 e 80. A política foi fortemente combatida durante a gestão de Eduardo Sanovicz na autarquia durante o primeiro governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Logo no início do seu governo, no entanto, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), chegou a criticar o turismo gay e afirmar que os estrangeiros ficassem "à vontade" para vir "fazer sexo com uma mulher".

O tema é muito polêmico e esse tipo de produto, como o “Brazilian bum bum cream”, só vem a reforçar a exploração do turismo sexual no Brasil.