PERIGO

VÍDEO: Onça escala poste, quase foge e apavora visitantes no zoo do DF

O animal chegou a colocar as patas para fora das grades de proteção; Fundação Jardim Zoológico de Brasília alegou que não houve risco para as pessoas

A onça chegou a colocar as patas para fora da grade.Créditos: Reprodução
Escrito en BRASIL el

Pânico generalizado. Uma das onças do Zoológico de Brasília conseguiu escalar um poste do fosso onde vive e por muito pouco não fugiu, deixando os visitantes apavorados. A cena foi filmada e viralizou nas redes sociais.

As imagens mostram que alguns frequentadores recuaram de medo, com a proximidade do animal. Porém, em seguida, apesar do receio, se aproximaram ainda mais para filmar o acontecimento. A onça chegou a colocar as patas para fora da grade de proteção.

Uma pessoa que preferiu não se identificar informou ao Metrópoles que os animais do Zoo estão muito ansiosos. Além disso, há, inclusive, relatos de que a alimentação não tem sido suficiente.

A Fundação Jardim Zoológico de Brasília divulgou uma nota alegando que não houve risco para os visitantes. Entretanto, mesmo assim, está adotando medidas para assegurar a segurança de todos, como a instalação de cerca elétrica nos recintos.

O Zoo também negou as denúncias de que os animais estão ansiosos e que falta comida. Segundo a fundação, cada onça consome 3 quilos de carne por dia, além de suplementos alimentares.

A subida da onça foi um reflexo de seu instinto curioso. A cerca elétrica instalada no recinto é uma medida paliativa e não oferece risco ao animal, já que é uma voltagem muito baixa. Reforçaremos nossos mecanismos de segurança aumentando a grade do recinto, para evitar novos episódios como este”, declarou Leandro Drigo, diretor de mamíferos do Zoológico.

Veja a íntegra da nota:

“É com o compromisso de transparência e segurança que o Zoológico de Brasília comunica à população sobre o recente incidente envolvendo uma onça-pintada nessa quinta-feira (28/12).

Informamos que a onça não saiu do recinto. O que ocorreu foi uma aproximação do animal da grade de contenção superior e não houve risco para os visitantes.

O Zoológico está tomando medidas imediatas para garantir a segurança de todos. Além dos mecanismos de segurança já existentes, uma cerca elétrica está sendo instalada para evitar situações semelhantes no futuro. Novas barreiras físicas também serão implementadas.

Reiteramos que a equipe especializada do Zoológico está monitorando de perto o comportamento dos animais e mantendo a vigilância constante para assegurar a integridade de todos. A segurança e o bem-estar dos visitantes e animais são prioridades absolutas.

Agradecemos a compreensão da comunidade e reafirmamos nosso compromisso com a preservação da vida selvagem e a experiência segura e educativa que oferecemos a todos que nos visitam”.