Com equipamento em falta, hospital no Paraná pede respirador de animais a zoológico

O hospital fará um teste para verificar se a utilização do equipamento é compatível em humanos

Foto: Divulgação/Consamu
Escrito en CORONAVÍRUS el

A situação das redes municipais de Saúde no Brasil está cada vez mais caótica. A direção do Hospital de Retaguarda de Cascavel, no Paraná, tomou uma medida drástica: requisitou ao município liberação para utilização de respiradores usados em animais para atender pacientes com Covid-19, de acordo com reportagem de Josué Calebe, na Rádio Cultura Foz.

Não há respiradores suficientes para atender à demanda e, segundo o diretor do hospital, Lísias Tomé, uma equipe do zoológico de Cascavel já deixou no local um equipamento de ventilação mecânica de animais.

Será feito um teste para verificar se a utilização do equipamento é compatível em humanos. Também foram oferecidas bombas de infusão, que estão em falta. São dispositivos para levar e dosar medicamentos no corpo de um paciente. Item que também está em falta.

Ocupação máxima

Dos 14 leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) do Hospital de Retaguarda, todos estão ocupados, além de outros seis abertos na última semana.

Na 10ª Regional de Saúde em Cascavel, 27 pessoas aguardam a transferência para um leito de UTI. Outras 21 esperam um leito vago de enfermaria.