Uma tirinha da cartunista Laerte foi tema de uma questão da primeira prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 realizada neste domingo (5) e está dando o que falar nas redes sociais. O assunto está nos Trend Topics (mais comentados) da rede X (antigo Twitter).
Confira algumas postagens:
Te podría interesar
Bati o olho na questão que tinha uma tirinha da Laerte no Enem e na hora já queria uivar #Enem2023 pic.twitter.com/s96dLTUBBp
— laurans (@ladalsanto) November 5, 2023
~ignorando a letra horrorosa~
Eu senti, Laerte!#Enem2023 pic.twitter.com/sNB0NmrTu3— Amanda Atalia? (@AmandaAtalia) November 5, 2023Te podría interesar
Laerte eu *acho* que entendi?? pic.twitter.com/l9VTR57jOz
— fa bi (@fabsbella) November 5, 2023
Neste primeiro dia do Enem 2023, os alunos e alunas fizeram as provas de Linguagens e Ciências Humanas, além da Redação, que teve como tema “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”.
Nesse primeiro dia, os candidatos e candidatas responderam a 90 questões, 45 da prova de linguagens e 45 de ciências humanas, além da redação.
Neste ano, o Enem abordou temas relacionados às mulheres não apenas na redação, mas também aprofundou o assunto em questões sobre silenciamento feminino, violência patrimonial e sexual, amamentação e Lei Maria da Penha
Além da tirinha da Laerte também apareceram várias questões que abordaram diversos assuntos contemporâneos.
Um dos assuntos tratados nas de questões de linguagens, ciências humanas e redação foi o cântico racista da torcida do Fluminense contra o Flamengo. Houve também menção a canção ‘Alegria, alegria’, de Caetano Veloso.
Confira mais temas:
- Caetano Veloso e "Alegria, alegria": A música
- Paulo Freire e a pedagogia da autonomia
- Tela de Lasar Segall
- História da Palestina e migração de judeus para o Brasil
- Espetáculo de dança com mulheres sem a parte de cima da roupa
- Valorização da identidade indígena
- Questões relacionadas ao machismo
- Ditadura militar no Brasil e a censura no período
- Envelhecimento da população
- Mudanças climáticas e aquecimento global
- Violência de gênero e racial
- Esportes eletrônico
Quando sai o gabarito
O gabarito do Enem 2023 oficial só será divulgado no site do Inep no dia 24/11, após o 2º dia de provas, segundo o calendário do exame. Já o resultado do Enem vai ficar para o ano que vem: 16/01/2024. Os alunos poderão conferir as notas individuais pelo Portal do Participante.
Abstenções
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2023 registrou um índice de 28,1% de abstenção. A atual edição da prova, usada como porta de entrada para diversas universidades, teve 3.933.992 inscritos, de acordo com dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo exame.
Os dados apresentados no primeiro balanço da aplicação são preliminares. Os dados definitivos serão divulgados junto com o resultado final, em 16 de janeiro de 2024.
No ano passado, o índice de abstenção no primeiro dia foi de 28,3%. Contando os dois dias do ano passado, a abstenção foi de 32%, maior taxa de abstenção dos últimos sete anos, desconsiderando apenas o ano de 2020, durante a pandemia da Covid-19, quando 55% faltaram à prova.
O estado com maior número de ausências foi o Amazonas, com 44% de faltas dos inscritos. Segundo o ministro da Educação, Camilo Santana, o estado de São Paulo teve índice de abstenção menor do que a média, apesar da preocupação após as chuvas que causaram falta de energia e outros problemas na capital.
De acordo com o ministro, apenas três escolas em Santa Catarina não conseguiram realizar as provas por problemas envolvendo problemas climáticas. Os alunos poderão reaplicar em dezembro.