O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e a primeira-dama, Janja Lula da Silva, visitaram a sede do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), uma autarquia do Ministério da Educação (MEC) responsável pela aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), na manhã deste domingo (5).
Durante a visita, Lula e o ministro de Estado da Educação, Camilo Santana, estiveram na Sala de Situação do Inep, onde são monitoradas todas as etapas do exame. O presidente do Inep, Manuel Palacios, e o ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom-PR), Paulo Pimenta, também participaram da visita.
Te podría interesar
Lula destacou a participação feminina no Enem.
Eu estou muito feliz, porque 63% dos 3,9 milhões são mulheres. Uma boa notícia saber que as mulheres estão batendo recorde atrás de recorde, na tentativa de se formarem, de se transformarem em mulheres independentes com uma profissão. Isso é muito bom para que a gente possa pensar nesse país mais democrático e igualitário.
Informações em tempo real
Os painéis de monitoramento fornecem informações em tempo real aos responsáveis pelo exame, incluindo o número de participantes que acessaram o Cartão de Confirmação de Inscrição, a distribuição dos materiais nos locais de prova e quaisquer ocorrências durante a aplicação.
Durante a visita, Lula e Camilo Santana se reuniram com servidores e colaboradores envolvidos na elaboração da prova e na logística do Enem. Ao final da visita, eles concederam entrevistas à imprensa.
Lula destacou o aumento no número de inscrições no Enem, após vários anos de declínio. Ele ressaltou que isso demonstra o interesse dos jovens brasileiros em retomar seus estudos e também enfatizou que a maioria dos inscritos é composta por mulheres, pretos e pardos, o que representa um avanço significativo em direção a uma sociedade mais igualitária.
Hoje é um dia histórico. É o primeiro Enem desde que retornamos à Presidência do Brasil. Eu espero que cada vez mais jovens e adultos se inscrevam para fazer esse exame.
Assista ao vídeo com trecho da fala do presidente Lula durante visita ao Inep:
O Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, visitou a sede do Inep, em Brasília, neste domingo (5). Na oportunidade, enalteceu o aumento das inscrições para o Enem e destacou a participação das mulheres, que representam maioria entre os inscritos na prova de 2023. pic.twitter.com/HZc7vuWwPy — Inep (@inep_oficial) November 5, 2023
Balanço do início do Enem
Camilo Santana fez uma análise dos primeiros momentos do exame, destacando que todos os materiais foram entregues aos 10 mil locais de prova até as 11h. Ele também mencionou algumas melhorias na acessibilidade do exame, como a inclusão de imagens coloridas na prova e o fornecimento de cartões-resposta e folhas de redação ampliados para deficientes visuais.
O Enem avalia o desempenho escolar dos estudantes ao final do ensino médio e é amplamente utilizado como critério de seleção para ingresso na educação superior no Brasil. Além disso, as notas do Enem podem ser aproveitadas em processos seletivos de instituições de ensino em Portugal que mantêm acordos com o Inep para aceitar as notas do exame.