O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) acionou a Polícia Federal (PF) na tarde deste domingo (5) para investigar a divulgação de uma imagem de uma página da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2023 nas redes sociais.
A imagem que tem circulado na internet mostra a página contendo o tema da redação do Enem 2023: "Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil", juntamente com os textos de apoio.
Te podría interesar
Não é possível determinar, pelas postagens, se a imagem foi capturada antes ou depois do início da aplicação das provas, que começaram às 13h30 no horário de Brasília.
Entretanto, a imagem foi compartilhada durante a realização do exame. De acordo com as regras do Enem, os participantes não estão autorizados a utilizar smartphones ou qualquer outro dispositivo eletrônico durante a prova.
Te podría interesar
A assessoria de comunicação do Inep informou que, sempre que o instituto toma conhecimento de possíveis vazamentos ou outras violações das provas, aciona a PF para investigar as suspeitas.
Pelas regras do Enem, descritas no edital do Enem 2023, não é permitido o uso de eletrônicos no local de prova, nem postar fotos do exame durante a aplicação da prova. Os participantes flagrados tirando fotos das provas estão cometendo um crime e são, automaticamente, eliminados do Enem.
A redação do Enem
A redação do Enem 2023 faz parte do primeiro dia de provas do exame. Em vídeo divulgado nas redes sociais com a presença do ministro Camilo Santana, o Ministério da Educação divulgou por volta das 14h15 deste domingo (5) o tema da redação do Enem, que acontece em todo o Brasil.
Neste domingo estão sendo aplicadas as provas de linguagens e códigos, ciências humanas e redação.
Segundo as regras do exame, os participantes só podem deixar a sala de provas, em definitivo, duas horas após o início da aplicação, às 15h30. Só é permitido sair com o Caderno de Questões nos 30 minutos finais da aplicação, ou seja, às 18h30.