DESTRUIÇÃO

VÍDEOS IMPRESSIONANTES: Teto de shopping desaba e Ibirapuera é interditado por temporal em SP

Pelos menos 40 cidades paulistas foram afetadas pelo forte temporal. Na Grande SP, áreas estão sem energia elétrica há quase 20 horas. Fornecimento de internet também foi afetado em diversas regiões.

Temporal derrubou árvores, interditou o Ibirapuera e derrubou teto de shopping em Praia Grande.Créditos: Twitter
Escrito en BRASIL el

Imagens impressionantes do temporal que desabou sobre o estado de São Paulo nesta sexta-feira (3) - e que causa reflexos neste sábado (4) - continuam sendo divulgadas nas redes sociais. Ao menos seis pessoas morreram e na grande SP há vários bairros ainda sem luz, quase 20 horas após a tempestade.

LEIA TAMBÉM: Previsão de novos temporais? Saiba como estará o tempo neste final de semana

Uma das imagens divulgadas nas redes mostra o momento do desabamento de parte do teto do Litoral Plaza Shopping, em Praia Grande, litoral sul de São Paulo. Por pouco, os destroços não atingiram famílias que estavam no local.

"As equipes de bombeiros e manutenção foram prontamente acionadas e imediatamente tomaram as providências necessárias. Por medida de segurança, a área está isolada para os devidos reparos", informou o estabelecimento.

Também no litoral, o telhado de um posto de gasolina caiu sobre os funcionários e pessoas que passam pelo local. Ninguém ficou ferido.

Na capital, o Parque do Ibirapuera, que recebe milhares de visitantes aos finais de semana, está fechado neste sábado (4) por causa da destruição causada pela chuva.

Os administradores retiraram pessoas que estiveram no local pela manhã para iniciar a manutenção com o objetivo de “garantir a segurança e o bem-estar dos visitantes”.

“O Parque do Ibirapuera, administrado por nós, foi fechado com autorização da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente, no final da tarde desta sexta-feira (3/11) em razão das condições climáticas que provocaram fortes chuvas e intensas rajadas de vento. Para garantir a segurança e bem estar dos visitantes, informamos que o local permanecerá fechado até o restabelecimento das condições adequadas de visitação”, diz o comunicado da Urbia, concessionária responsável pelo local.

Por volta das 12h, a Enel - concessionária privada de energia elétrica informou que continua "trabalhando com reforço de nossas equipes em todas as frentes para atender os clientes afetados pelo temporal que atingiu São Paulo". Há regiões da grande SP sem energia há quase 20 horas.

"O restabelecimento de energia ocorre de forma gradual e, em alguns casos, pode levar mais tempo, devido a necessidade de reconstruir o trecho da rede danificada", diz a concessionária, que afirma ainda que "o vendaval de até 104 km/h derrubou árvores e objetos e causou destruição em vários trechos da rede elétrica".

Mais de 1,2 mil árvores caíram em todo o estado, segundo o Corpo de Bombeiros. Houve quedas até mesmo nas rodovias Anchieta, que liga a capital ao litoral sul, e Raposo Tavares, no caminho para o interior do Estado.

Provedores de internet em várias regiões do Estado também estão sem serviço devido à interrupção de energia elétrica.

Mortes

Segundo a Defesa Civil, ao menos seis pessoas morreram em todo o estado em decorrência das fortes chuvas, acompanhada de granizo em muitas regiões, e rajadas de vento acima dos 100 km/h. A tempestade causou estragos em pelo menos 40 cidades paulistas.

Na capital, duas pessoas morreram na Zona Leste em virtude de queda de árvore sobre veículos na Av. Eduardo Sabino de Oliveira. Em Osasco, a queda de uma árvore derrubou o muro na Avenida Luís Rink, que causou a morte de uma pessoa.

Em Santo André, no ABC, um homem morreu atingido por estrutura de uma obra da construtora MRV, que se soltou por causa da ventania. Um outro homem ficou ferido. Ambos trabalhavam na obra.

"Devido a esse acidente, sem precedentes, dois colaboradores foram atingidos. Infelizmente um deles faleceu, enquanto outro sofreu uma fratura e está sendo atendido no Pronto Socorro de Santo André. A empresa lamenta o ocorrido e informa que está prestando toda assistência necessária aos familiares e ao funcionário acidentado", informou a MRV em nota.

Em Limeira, no interior do estado, um homem, de 27 anos, morreu depois que a parede de uma obra desabou em cima dele, no bairro Marajoara.

Já em Suzano, uma pessoa morreu na queda de uma árvore sobre a pessoa na Av. Antônio Marques Figueira, Vila Adelina.