O governador do Amazonas, Wilson Lima (União Brasil), publicou um vídeo de campanha para cobrar Jeff Bezos por uso do nome 'Amazon'. A publicação veio após uma entrevista em que Lima afirma que vai cobrar a empresa por usar o nome do Amazonas.
“Nós vamos ter uma reunião com a Amazon que é uma grande empresa do Jeff Bezos com o objetivo de fechar parcerias. A Amazon usa o nome do Amazonas, o nome da Amazônia. Quanto que a gente ganha por isso? A gente quer saber. Este é um dos questionamentos que vamos fazer lá na COP (COP-28)”, disse.
Te podría interesar
A reunião citada pelo governador se refere ao encontro de todos os representantes da Amazônia Legal e diretores da Amazon na Conferência do Clima da Organização das Nações Unidas (ONU), para discutir possíveis parcerias entre o governo e o setor privado.
Logo após a declaração, o governador virou meme na internet, além de ter recebido críticas por direcionar o debate do maior evento sobre clima para esse tópico. Porém, essa não é a primeira vez que Wilson Lima fala em cobrar Jeff Bezos. Em 2022, durante o evento GCF Task Force, o governador disse que a Amazon “usa o nome Amazônia sem pagar R$ 1”.
Te podría interesar
No vídeo divulgado, "o Amazonas" convida Jeff Bezos para conhecer o estado. "E já que você usa o meu nome e eu nunca ganhei nada com isso, vem aqui me conhecer de perto, Jeff", diz. Veja abaixo o vídeo completo:
Afinal, a origem da Amazon tem a ver com o Amazonas?
Apesar da declaração ter virado piada nas redes, a gigante americana realmente se inspirou no estado brasileiro para criar seu nome. Em seu livro The Everything Store, Brian Stone, que fala sobre a criação da Amazon, Jeff Bezos revela que se inspirou no Rio Amazonas, o maior do mundo, para o nome da empresa. O empresário queria que o seu empreendimento tivesse o portfólio mais extenso do mundo, por isso, relacionou com o Amazonas.