ATIVISMO

Roger Waters protesta em show e denuncia Biden em telão: “Criminoso de guerra”

Mensagem foi exibida durante a passagem de sua turnê “This is Not a Drill” por Porto Alegre

Roger Waters em Porto Alegre.Créditos: Wikimedia Commons
Escrito en BRASIL el

Roger Waters está realizando a turnê "This is Not a Drill" ao redor do país e na noite desta quarta-feira (1), o ex-Pink Floyd se apresentou em Porto Alegre. Durante o show, um telão exibiu uma imagem polêmica que caracterizou o presidente americano, Joe Biden, como um "criminoso de guerra"

O músico se apresentava na Arena do Grêmio, após passar por Brasília e Rio de Janeiro. A projeção no telão é uma característica incorporada à turnê, que em 2022 abrangeu várias nações europeias. Nela, líderes mundiais são colocados em uma espécie de galeria de imagens, sob o título de "criminoso de guerra".

Waters está se apresentando em Porto Alegre pela quarta vez. Sua primeira apresentação na cidade ocorreu em 2002, no Estádio Olímpico. Posteriormente, em 2012 e 2018, ele realizou shows no Beira-Rio.

A série de shows de “This is Not a Drill”, programada para acontecer em 2020 e adiada para julho do ano passado por conta da pandemia, teve sua estreia nos Estados Unidos em 2022. E agora chegou ao Brasil, contemplando 20 clássicos do cantor e canções marcantes de quando esteve na banda Pink Floyd, da qual ficou conhecido como um dos fundadores no ano de 1965, junto de Nick Mason, Richard Wright e Syd Barrett.

Antes de iniciar os shows ao redor do mundo, em uma de suas falas, o ex-Pink Floyd comentou sobre como seria a turnê de despedida. Segundo ele, “This Is Not A Drill” é uma nova e inovadora extravagância cinematográfica/rock and roll, é uma acusação impressionante da distopia corporativa na qual todos nós lutamos para sobreviver e um apelo à ação para amar, proteger e compartilhar nosso precioso e precário lar planetário”, afirmou o músico. 

“O show inclui uma dúzia de ótimas canções da Era de Ouro do Pink Floyd ao lado de várias novas, palavras e música, mesmo escritor, mesmo coração, mesma alma, mesmo homem. Pode ser seu último viva. Uau! Minha primeira turnê de despedida! Não percam”, destacou.