Rita Lobo, renomada chef e personalidade da televisão brasileira, amplamente reconhecida por suas receitas acessíveis e carisma, foi designada como a mais recente Apoiadora de Alto Nível do Programa Mundial de Alimentos (WFP) das Nações Unidas (ONU) no Brasil, após sua participação em campanhas globais, realizadas desde 2021, bem como o compartilhamento de mensagens sobre o trabalho do WFP.
No mês de outubro, durante as comemorações do Dia Mundial da Alimentação, Rita Lobo compartilhou um vídeo destacando sua visita recente a uma escola de ensino fundamental no Distrito Federal. Nele, ela enfatizou a relevância dos programas de alimentação escolar na promoção de uma alimentação saudável e apropriada.
Te podría interesar
Lá, a cozinheira Rita também fez menção à relevância do Centro de Excelência contra a Fome do WFP no Brasil, que tem a missão consiste em auxiliar na formulação e no fortalecimento de iniciativas de alimentação escolar e outras estratégias de combate à fome em diversas nações.
Agora como apoiadora de alto nível do programa, Rita empregará seus conhecimentos para abordar o tema de dietas equilibradas e saudáveis, promovendo práticas para minimizar o desperdício alimentar, combater a falta de alimentos e desencorajar o consumo de alimentos ultraprocessados. Sua audiência é vasta, incluindo quase 4 milhões de seguidores nas redes sociais, 4 milhões de visitantes mensais em seu site, bem como diversos milhões de telespectadores.
Te podría interesar
"Ser designada Apoiadora de Alto Nível do WFP é uma grande honra. Vou compartilhar a minha mensagem com um grupo ainda maior de pessoas envolvidas com a alimentação, como funcionários e estudantes das escolas públicas e agricultores familiares", disse. "Também vou levar o WFP para minhas plataformas, apresentando as conquistas e necessidades da agência para meu público. Divulgar os trabalhos e as campanhas é fundamental para maximizar seu alcance – e ajudar as pessoas"
- Rita Lobo
De acordo com a ONU, a criação do Centro de Excelência no Brasil é fruto de uma aliança entre o WFP e o governo brasileiro. O objetivo é fornecer suporte a nações em desenvolvimento na concepção e aplicação de estratégias duradouras para combater a fome, tomando como inspiração experiências bem-sucedidas desenvolvidas no Brasil. Paralelamente, exerce um papel de destaque como um ponto de convergência global para o intercâmbio de ideias políticas e aprimoramento de conhecimentos referentes a questões como alimentação escolar, agricultura familiar, nutrição e medidas relacionadas à segurança alimentar.
Amplamente reconhecida no país, Rita é também uma autora de best-sellers, com um catálogo que abrange mais de 10 livros. Há mais de duas décadas, ela se destaca como uma fervorosa defensora da alimentação saudável no país, motivando pessoas a adotarem uma dieta saudável e capacitando-as a preparar refeições descomplicadas e mais voltadas para a nutrição.