RELIGIÕES DE MATRIZ AFRICANA

Dia da Umbanda: veja quem segue a religião

Data foi oficializada em 2012 para ajudar no combate à intolerância religiosa no país

Umbanda.Créditos: Wikimedia Commons
Escrito en BRASIL el

No dia 15 de novembro comemora-se o Dia da Umbanda, religião de matriz africana mas reconhecida como a única genuinamente brasileira. Em 2023, a doutrina comemora 115 anos, ainda com muitos ataques intolerantes a centros e lideranças religiosas. 

A Umbanda nasceu em 1908 em solo brasileiro, especificamente em São Gonçalo, Rio de Janeiro, quando o médium Zélio Fernandino de Moraes recebeu o Caboclo das Sete Encruzilhadas com a missão de fundar a religião, que mistura as crenças do candomblé, o sincretismo religioso, o espiritismo e elementos indígenas. Por causa dessa grande variedade, a Umbanda é considerada a única religião brasileira.  

A religião cultua os Orixás, entidades relacionadas às forças da natureza e responsáveis por reger os elementos do mundo terrestre. De origem quimbundo, a palavra Umbanda significa  “curandeirismo ou arte da cura”, e, através das “giras”, momento em que os seguidores da religião se reúnem em um terreiro, eles podem ter contato com as entidades espirituais como caboclos, preto velho, pomba-gira, exu e outros, que são recebidos pelos médiuns para aconselhar essas pessoas. A religião também acredita na imortalidade da alma e na reencarnação, quando o espírito renasce em outro corpo.

De acordo com o Censo de 2010, mais de 407 mil pessoas se consideram umbandistas no Brasil. Abaixo, separamos alguns famosos que são praticantes da Umbanda. Confira!

 

Juliana Paes 

A atriz se considera umbandista desde que nasceu. Sua avó era mãe de santo (líder da casa de Umbanda) e Juliana seguiu o mesmo caminho. Em uma live, ela já revelou que teve certos questionamentos e chegou a procurar outros centros esppíritas kardecistas (de Allan Kardec), mas que sentiu que seu lugar era na Umbanda.

"Eu acho que as pessoas tem que viver a fé delas de maneira plena. Não importa qual seja. Já tive fases de muitos questionamentos internos. Mas fé não se questiona. Você tem ou não. Quando ela vem, você sente o Espírito Santo", contou.

Alice Wegmann

A atriz já contou que foi apresentada à religião por alguns amigos do teatro e declarou que “na Umbanda, a gente busca ser melhor para a gente e para o outro”.

Astrid Fontenelle

A apresentadora sempre demonstrou qual religião segue. Em seu casamento, pediu para que todos fossem de branco, cor que simboliza a Umbanda e é usada principalmente às sextas-feiras para celebração de Oxalá, o Orixá criador do mundo.

Miguel Falabella

O ator, comediante e diretor é seguidor da Umbanda e também adepto a outras religiões de matriz africana, como o Candomblé. Durante um programa que apresentava, ele declarou que o país retrocede a cada momento que um "fanático acredita que pode coagir o outro para impor a sua religião".

Zeca Pagodinho

O cantor é abertamente seguidor da Umbanda, o que suas músicas refletem, como “Ogum” e “Minha Fé”, em que fala sobre os Orixás Xangô, Oxum e Obaluaê. Apesar disso, ele afirma que é seguidor de muitas religiões e que o sincretismo religioso faz parte da sua vida. Na sua biografia "Zeca Pagodinho, religiões e subúrbio: uma pesquisa" (Editora Conexão), do jornalista Carlos Monteiro, o cantor fala dessa ligação com diferentes crenças. 

"Eu sei o salmo 91 de cor, tá bom? Sou evangélico, sou umbandista. Acho que sou tudo. Se falar em Deus, eu estou aí", contou. Zeca é filho de Ogum protegido por Ibéji, entidades cultuadas no catolicismo como São Jorge e Cosme e Damião, de quem tem uma tatuagem no peito.

Henri Castelli

O ator também expõe sua religião sem medo do preconceito. Em 2018, postou uma fotos suas nas redes sociais ao lado de sua mãe de santo, Neide Oyá D'Oxum. "Minha segunda mãe alagoana que amo tanto por ser esse ser de luz, de bondade que ajuda todos, mais que ela mesma! Um exemplo de simplicidade e humildade! Só amor e caridade!! Que Deus nos abençoe!", disse.

Debora Ozório

No ar como Petra, da novela “Terra e Paixão”, da Rede Globo, a atriz é frequentadora de um terreiro na Ilha do Governador, Zona Norte do Rio de Janeiro. Em uma entrevista ao Extra, ela afirmou que já conheceu outras crenças, mas foi na Umbanda que se encontrou. “Acredito muito em Deus. Tenho muita fé. Já fiz catequese e também frequentei igreja evangélica. Hoje eu vou a uma casa de umbanda, um lugar muito simples, com pessoas que se unem para fazer o bem, praticar a caridade e mandar boas energias.”

Caio Paduan

O ator também é praticante da umbanda e revela que entre os rituais que faz questão de realizar é usar roupa branca às sextas-feiras para cultuar Oxalá. Em 2015, participou da novela "Além do tempo", que tratou o tema da espiritualidade.