PÁSCOA

Fabricante do Kinder Ovo nega que produtos vendidos no Brasil ofereçam risco

Na Europa, o grupo italiano Ferrero teve que retirar o Kinder Surpresa dos supermercados após a descoberta de uma relação entre o produto e quase 60 casos de salmonela

Este produto já havia sido recolhido na Grã-Bretanha.Créditos: Divulgação/Ferrero
Escrito en BRASIL el

Às vésperas da Páscoa, o Ministério da Justiça diz que vai notificar a Ferrero do Brasil, fabricante do Kinder Ovo, sobre a segurança do chocolate diante de casos de intoxicação por salmonela relacionados ao produto Kinder Surpresa na Europa. A empresa afirma que não foi notificada e que os produtos que apresentaram possíveis problemas na Grã-Bretanha, por exemplo, não são vendidos no Brasil. "Portanto, não há que se falar em retirada destes itens do país".

Segundo o ministério, caso a Ferrero não preste as devidas informações e ateste a segurança, o Kinder Ovo deve ser retirado das prateleiras, seguindo indicação da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon).

Em países da Europa, o grupo italiano Ferrero teve que retirar o Kinder Surpresa dos supermercados para evitar contaminações.

A medida foi tomada após a descoberta de uma relação entre o produto e quase 60 casos de salmonela.

O recall atinge as embalagens única e múltipla. O produto é dirigido às crianças e trazem um pequeno brinquedo plástico dentro do ovo de chocolate.

A Food Standards Agency (FSA), agência que fiscaliza os alimentos britânicos, aconselhou os consumidores a não comer esses produtos, que apresentam data de validade entre 11 de julho e 7 de outubro.

Ferrero Brasil se manifesta via nota:

“A Ferrero Brasil informa que ainda não recebeu qualquer notificação oficial da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), órgão que integra o Ministério da Justiça, sobre possíveis esclarecimentos em relação a episódios de intoxicação por salmonela em produtos da Kinder Europa e destaca que recebeu, a partir da imprensa, a informação sobre o caso.

Estamos em constante contato com as autoridades em todos os países em que operamos. No Brasil, a Ferrero entrou em contato voluntariamente com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), esclarecendo os fatos e colocando-se à disposição para quaisquer informações adicionais.

A Ferrero reitera que o recall voluntário que vem sendo realizado em outros países refere-se apenas a produtos das linhas Kinder Surprise, Kinder Mini Eggs, Kinder Surprise Maxi 100g e Kinder Schokobons fabricados em Arlon, Bélgica. Estes produtos não são vendidos pela Ferrero no Brasil, portanto não há que se falar em retirada destes itens do país.

Lamentamos esta situação. A segurança dos alimentos, a qualidade e o cuidado estão em nossa essência desde a fundação da empresa. Este sério episódio atinge o cerne do que defendemos e tomaremos todas as medidas necessárias para preservar a total confiança de nossos consumidores”.