INVISIBILIDADE

Mulher morre afogada no ES após pedido de ajuda de sem-teto ser ignorado

Homem em situação de rua alertou a Polícia Militar e pessoas que estavam em uma canoa na Curva da Jurema, em Vitória, mas seu apelo não foi ouvido; quando guarda-vidas tentou o resgate já era tarde

Praia Curva da Jurema, onde mulher morreu afogada após alertas ignorados de sem-teto.Créditos: Prefeitura de Vitória
Escrito en BRASIL el

Uma mulher morreu afogada no mar da praia Curva da Jurema, em Vitória (ES), na manhã desta terça-feira (29), enquanto um homem em situação de rua clamava por ajuda

Segundo o jornal A Gazeta, o sem-teto percebeu que a mulher estava se afogando e alertou a Polícia Militar e um grupo de banhistas, mas foi ignorado. Somente um salva-vidas o deu atenção, mas quando a tentativa de resgate foi feita, a mulher já estava morta. 

"Ele chamou algumas pessoas da canoagem, ninguém deu atenção a ele. Aí ele também foi na Polícia Militar da Curva da Jurema, ficou falando, mas ninguém dando muita atenção para ele. Aí eu passei e observei isso. Talvez por ser um morador de rua, ele não foi ouvido. Mas aí eu perguntei e ele saiu correndo para me mostrar. Quando tiramos, a pessoa já tinha vindo a óbito", disse ao portal G1 o guarda-vidas Calibento de Jesus, confirmando a versão do sem-teto. 

De acordo com repórter do jornal A Gazeta, o homem em situação de rua ficou consternado ao saber que a mulher morreu mesmo após seus alertas. 

A Polícia Militar afirmou em nota que o Corpo de Bombeiros atendeu a ocorrência com o apoio da corporação, sem citar o pedido de ajuda feito pelo sem-teto. Já os bombeiros informaram que, assim que perceberam o afogamento, fizeram o resgate junto aos guarda-vidas e que, já na areia, houve a tentativa de reanimação da banhista, que não resistiu e teve o óbito constatado por uma médica do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A mulher estava sem documentos e ainda não foi identificada.