No dia 15 de dezembro, os pertences de Jair Bolsonaro (PL) começaram a ser retirados dos palácios da Alvorada e do Planalto, em Brasília, para que o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) possa ocupá-los a partir de 1º de janeiro, quando será realizada a cerimônia de posse.
Os preparativos para o evento que marcará o início do novo governo seguem a todo vapor e isso, inclui, por exemplo, serviços de limpeza, como a lavagem da rampa do Palácio do Planalto, local em que acontece a tradicional subida da rampa para o novo presidente para receber a faixa presidencial.
Te podría interesar
Desta vez, no entanto, a limpeza do Palácio foi feita com um componente novo: sal grosso. O mineral, além de utilizado para temperar alimentos, é usado tradicionalmente em rituais de diferentes crenças para afastar o mau-olhado, a inveja e as energias negativas.
Vídeo que mostra o Palácio do Planalto levando um "banho" de sal grosso passou a circular nas redes sociais nesta terça-feira (27). "Já foi jogado sal grosso aqui... Tirar a inhaca desse pedófilo, terrorista... Lulinha, a rampa é toda sua", diz o homem que fez a gravação.
Te podría interesar
Assista
Ensaio geral
Nesta terça-feira (27) foi realizado um ensaio geral com a equipe de Lula para a posse. Foram simuladas as solenidades tradicionais, como a revista do presidente eleito junto a militares das Forças Armadas e a subida da rampa do Palácio do Planalto.
Veja o vídeo gravado pelo fotógrafo Roberto Stuckert.
Festival do Futuro
Para além da cerimônia oficial, a Esplanada dos Ministérios planeja um festival de música, o chamado Festival do Futuro, com 57 artistas divididos em cerca de dez shows. A primeira “leva” de shows ocorre entre as 10h e as 13h, para retornar após as 18h30. A equipe de transição estima um público de 300 mil pessoas. Entre os principais nomes confirmados para os shows da posse estão Pabllo Vittar, Duda Beat, Martinho da Vila e Maria Rita.
Os palcos homenageiam Elza Soares e Gal Costa, falecidas em 2022. Um dos palcos do festival se divide em três shows. No primeiro, chamado “Amanhã vai ser outro dia”, se apresentam Aline Calixto, Fernanda Abreu, JardsMacalé, Maria Rita, Martinho da Vila, Paula Lima, Leoni, Renegado, Rogéria Holtz, Teresa Cristina, Romero Ferro, Zélia Duncan e Delacruz.
Já o show “Futuro Ancestral” contará com Drik Barbosa, Marissol, Myaba, Ellen Oléria, Fioti, Gog, Rael, Rappin Hood e Salgadinho. Por fim, o show “Outra vez cantar” contará com Fernanda Takai, Tulipa Ruiz, Thalma Freitas, Lue e Flor Gil, Chico César, Geraldo Azevedo, Johnny Hooker, Lirinha, Marcelo Jeneci, Odair José, Otto, Paulo Miklos e a banda Francisco El Hombre.
No outro palco haverá shows “solos” em que os artistas principais trazem alguns convidados. Entre eles, Pabllo Vittar, que outrora prometeu que cantaria em uma futura posse de Lula, cumpre a promessa. E para isso convidou Lukinhas e Urias para dividir palco. Gaby Amarantos é outra que irá ter um ‘showzão’, e convidou Jaloo, Kaê Guajajara e Aíla.
O Festival do Futuro ainda contará com shows de Baianasystem e Margareth Menezes, a futura ministra da Cultura; Duda Beat, Luedji Luna, Zé Ibarra, Doralyce e Almério; Valesca Popozuda, Mc Marks e Mc Rahell; e o cantor cristão Kleber Lucas com seus convidados.
Após o show das 13h começa a cerimônia oficial da posse de Lula como novo presidente do Brasil. O petista viaja da Catedral de Brasília do Congresso Nacional por volta das 14h30, de carro. De lá, segue para o Palácio do Planalto, onde recebe a faixa presidencial. O atual presidente Jair Bolsonaro (PL) não deve passar a faixa a Lula. Antes dos shows voltarem, Lula deve dar o seu primeiro discurso como presidente em atividade.