"PATRIOTA"

Eduardo Bolsonaro viaja aos EUA dias após tentar cidadania italiana em embaixada

Sua correligionária e colega Carla Zambelli também está no país da América do Norte; especulações sobre "fuga" de bolsonaristas crescem nas redes

Jair Bolsonaro e Eduardo.Créditos: Divulgação/Palácio do Planalto
Escrito en BRASIL el

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) não está no Brasil. O filho do futuro ex-presidente embarcou nesta quinta-feira (10) para Miami, nos Estados Unidos, segundo relatou uma pessoa que estava no mesmo voo que ele à jornalista Bela Megale, do jornal O Globo. 

A mesma fonte informou, ainda, que o parlamentar, durante a viagem, usava boné e olhava para baixo, em uma provável tentativa de não ser reconhecido. 

A ida de Eduardo aos Estados Unidos, país onde está sua correligionária, a também deputada federal bolsonarista Carla Zambelli, ocorre apenas 3 dias depois de ele e seu irmão, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), irem à embaixada da Itália em Brasília para tentar fazer avançar um pedido de cidadania italiana

Essas movimentações internacionais de bolsonaristas logo após as eleições vêm gerando fortes especulações de que a família de Bolsonaro, o próprio presidente e aliados estariam preparando uma "fuga" do país como forma de evitarem os processos judiciais dos quais são alvos e que podem avançar a partir do momento em que o presidente eleito Lula (PT) assumir o poder. 

Nesta quinta-feira, por exemplo, ao saber do pedido de cidadania italiana por parte da família Bolsonaro, o parlamentar europeu Angelo Bonelli enviou um comunicado oficial ao governo da Itália para tentar barrar o processo.

Além de colocar o governo da Itália a par dos casos de corrupção envolvendo Bolsonaro e seus filhos, Bonelli diz que há "um sério risco de que a família, em relação aos julgamentos envolvendo o presidente, quisesse usá-la [a cidadania italiana] para evitar ser julgada pelos tribunais. Isso seria inaceitável"