LUÍSA SONZA

Luísa Sonza rebate seguidora sobre caso de racismo

Cantora foi questionada durante divulgação de seu novo documentário

Luísa Sonza.Créditos: Divulgação
Escrito en BLOGS el

Ao divulgar um vídeo falando sobre seu novo documentário, Luísa Sonza foi questionada por uma seguidora, nesta quarta-feira (13), se a produção abordaria o caso de racismo que a cantora praticou. 

"Fala sobre o racismo que você praticou? Kkkk", escreveu a internauta. Momentos depois, Luísa respondeu e ainda fixou o comentário. "Sim. E sobre os seus? Ninguém tá livre da estrutura racista em que vivemos! Já aproveito e te pergunto o que você faz para ser, de fato, uma pessoa antirracista? Lembrando que não fazer nada efetivo para mudar o sistema automaticamente te faz uma pessoa racista, pois usufrui dos privilégios sem propor mudanças na estrutura", disse.

A nova produção da cantora, intitulada “Se Eu Fosse Luísa Sonza”, é um documentário disponível na plataforma Netflix. Ela aborda o caso de injúria racial, que Luísa demorou para assumir. “Tomou consciência de tudo, no sentido de me aliar à causa antirracista, entender minha responsabilidade como pessoa branca, buscar investir na causa antirracista. Abri um restaurante, invisto em vários projetos, incluo isso na minha vida e não divulgo. Tento ser o mais correta nesse lugar", diz.

A cantora confessa que demorou para ter entendimento porque é uma "pessoa privilegiada e branca" e está sujeita "a essa estrutura bosta e escrota". "Eu não quero ficar tentando convencer de uma coisa porque não é sobre isso, é sobre assumir o erro e conscientizar as pessoas brancas que não levam isso a sério. Me arrependo muito", afirma.

Relembre o caso

Em 2020, um caso de racismo envolvendo a cantora Luísa Sonza veio à tona após denúncia da advogada Isabel Macedo de Jesus. O caso ocorreu em 2018, quando Isabel comemorava seu aniversário no mesmo local em que Luísa se apresentava, em Fernando de Noronha. Enquanto passava pela cantora para ir ao banheiro, advogada foi abordada por Luísa, que lhe pediu um copo de água. Isabel tentou explicar ser hóspede e não funcionária.

Quando o caso veio à público, Luísa negou as acusações. "Gente, tudo isso é mentira! Não acreditem nisso! Eu jamais teria esse tipo de atitude. Vocês me conhecem bem, sabem qual é meu caráter, minha índole. Eu jamais ofenderia outra pessoa por conta da cor de sua pele. Jamais! Essa acusação é absurda".

No ano passado, no entanto, a cantora pediu uma audiência amigável com Isabel, e também fez uma retratação pública, com texto e vídeo nas redes sociais. "Só de a gente [pessoas brancas] existir, a gente reproduz o racismo, porque a gente está numa estrutura racista em que nossos privilégios independem da nossa vontade individual".

Em agosto deste ano, o caso foi arquivado.