Fundamentalismo

Barbie: guia cristão está em pânico com filme da clássica boneca

Filme sobre o icônico produto da Mattel estreia nesta semana em todo o mundo

Escrito en Blogs el
Jornalista (USJ), mestre em Comunicação e Semiótica (PUC-SP) e doutor em Ciências Socais (PUC-SP). Professor convidado do Cogeae/PUC e pesquisador do Núcleo Inanna de Pesquisas sobre Sexualidades, Feminismos, Gêneros e Diferenças (NIP-PUC-SP). É autor do livro “A construção da heternormatividade em personagens gays na televenovela” (Novas Edições Acadêmicas) e um dos autores de “O rosa, o azul e as mil cores do arco-íris: Gêneros, corpos e sexualidades na formação docente” (AnnaBlume).
Barbie: guia cristão está em pânico com filme da clássica boneca
Barbie: guia cristão está em pânico com filme da clássica boneca. Divulgação

No mundo do cinema e da arte pop, não se fala em outra coisa além da estreia mundial do filme "Barbie" (2023), que acontece nesta quinta-feira (20).

Para os fãs da icônica boneca da Mattel, trata-se de um grande e aguardado acontecimento. No entanto, para alguns setores religiosos, o filme "Barbie" é mais uma "ameaça" aos valores da "família tradicional" e, segundo eles, promove a temática LGBT.

O Movieguide, que se define como um guia de entretenimento para a família, divulgou uma nota alertando aos pais e pedindo que não levem seus filhos para assistir ao filme da "Barbie".

Segundo o guia, "Barbie", dirigido por Greta Gerwig (Ladybird), "atende a adultos nostálgicos e promove histórias de personagens lésbicas, gays, bissexuais e transgênero".

O Movieguide critica a produção de "Barbie" por, segundo eles, ignorar seu principal público. "Eles tinham um mercado e um público consolidados para essa franquia e os ignoraram completamente".

Além disso, o Movieguide afirma que “milhões de famílias teriam ido aos cinemas e comprado ingressos, mas, em vez disso, a Mattel optou por atender a uma pequena porcentagem da população que provou, repetidamente, abandonar as bilheterias. Os 40 anos de pesquisa do Movieguide indicam que isso simplesmente não é verdade, e a Mattel cometeu um erro grave".  

O Movieguide enfatiza que suas indicações culturais partem de uma perspectiva cristã e "determinam como os filmes afetam as crianças em diferentes estágios de desenvolvimento cognitivo".

Filme do ano?

Ao longo desta semana, foram realizadas sessões do filme "Barbie" para convidados e imprensa especializada. 

A maioria das opiniões afirma que "Barbie" deve entrar para a lista dos melhores filmes de 2023.

"Barbie" é protagonizado por Margot Robbie, que dá vida à icônica boneca, e por Ryan Gosling, no papel do boneco Ken. Confira abaixo o trailer do longa.

 

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar
Logo Forum