CINEMA

Barbie banida: País proíbe filme da boneca por cena polêmica

Entenda por que o longa, que será lançado este mês, teve sua exibição vetada

Barbie é um dos lançamentos mais aguardados do ano.Créditos: Divulgação/Warner Bros
Escrito en CULTURA el

O Vietnã proibiu, nesta semana, a exibição do filme Barbie em todo seu território, informou a imprensa estatal. A proibição aconteceu por causa de uma cena em que é possível observar um mapa do Mar do Sul da China (MSC), com referências associadas à leitura chinesa do direito histórico sobre as águas da região.

O conflito no MSC envolve, além de China e Vietnã, países como Filipinas, Malásia, Brunei e Taiwan. Todos são banhados pelo mar e disputam a soberania de ilhas e Zonas Econômicas Exclusivas (ZEEs) da região. As proporções do embate se devem ao potencial energético do local, que é rico em petróleo e gás natural, além de sua localização estratégica no comércio mundial. Mais da metade da frota mercante mundial e da produção global de gás natural liquefeito, bem como quase um terço do petróleo não refinado global, passam pelas águas da região, fazendo desta uma das mais importantes rotas comerciais do mundo.

A China reivindica o Mar do Sul quase totalmente, utilizando argumentos que defendem seu “direito histórico” sobre a região, baseada na fronteira marítima da “linha de nove pontos”. O Vietnã briga por cerca de 130 ilhas e recifes, espalhados por 15 mil km², na área do mar chamada de Paracel. No conflito, sobrou até para a Barbie.

"O Conselho Nacional para Avaliação e Classificação Cinematográfica assistiu ao filme e tomou a decisão de proibir sua exibição no Vietnã devido à violação da 'linha de nove pontos'", disse Vi Kien Thanh, diretor do Departamento de Cinema do Vietnã, ao portal de notícias Dan Tri.

Essa não foi a primeira vez que um filme hollywoodiano foi proibido no país. No ano passado, Uncharted: Fora do Mapa teve sua exibição vetada no Vietnã pelo mesmo motivo. Em 2018, a comédia Podres de Ricos sofreu o mesmo destino.

Barbie chega aos cinemas brasileiros dia 21 deste mês. O live action da famosa boneca conta com um elenco com nomes como Margot Robbie e Ryan Gosling, e vai acompanhar a história da personagem tentando sobreviver no mundo humano ao ser expulsa da Barbieland.

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar