CHILIQUE

VÍDEO: Quantos baseados dá para fazer com 100 gramas de maconha? Deputado bolsonarista responde

Completamente alterado, o deputado federal Maurício Marcon (Podemos-RS) estava revoltadíssimo com o julgamento no STF que pode descriminalizar o porte de maconha para uso pessoal

Mauricio Marcon (Podemos-RS).Deputado federalCréditos: Reprodução /Instagram
Escrito en BLOGS el

Completamente exaltado, o deputado federal Maurício Marcon (Podemos-RS) perguntou à Câmara dos Deputados na última terça-feira (29): “100 gramas são suficientes para fazer 200 baseados, mas quem fuma 200 baseados?,” esbravejou chacoalhando um pacote com 100 gramas de orégano. As imagens do peculiar momento viralizam nas redes sociais nesta quinta (31).

Marcon estava revoltadíssimo com o julgamento no Supremo Tribunal Federal que pode descriminalizar o porte de maconha para uso pessoal. Após sessões realizadas na última semana, o placar aponta 5 a 1 para a descriminalização e a pauta está a um voto de formar maioria.

Mas a revolta do bolsonarista se deu por conta de uma fala do ministro Luís Roberto Barroso, que sugeriu a quantidade de 100 gramas para definir o porte de um usuário. Nesse interím, o bolsonarista deu o seu show, ainda que as quantidades em discussão passem longe da proposta de Barroso: são de 25 gramas, propostas por Zanin, e de 60 gramas, propostas por Moraes.

Em todo caso, no hilário discurso, sobrou até para Rodrigo Pacheco (PSD), o presidente do Senado. Acompanhe o ‘raciocínio’.

“Há 2 mil anos atrás, Pilatos lavava as mãos, pois sabia que Jesus não deveria ser condenado e não queria entrar para a história como alguém que teria cometido uma injustiça. 2 mil anos se passaram e o Senado Federal desse país lava suas mãos perante os absurdos que o STF está cometendo”, afirmou, a princípio calmo e com a exaltação escalando no decorrer da fala.

No trecho seguinte, já estava completamente tomado por um aspecto raivoso, típico da extrema-direita. Prosseguiu: “Rodrigo Pacheco, um presidente fraco que envergonha a instituição Senado Federal, e por sua fraqueza os ministros da Suprema Corte discutem a liberação da maconha em nosso país,” disse.

Em seguida, Marcon afirmou que o ministro Alexandre de Moraes fez um “tratado sobre a qualidade da cocaína no Brasil” em seu voto e fez a famigerada pergunta que viralizou nas redes sociais. Um vídeo completo do discurso foi postado no seu Instagram.

“100 gramas são, na verdade, 100 baseados. E sim, fumamos tranquilamente 100 baseados em um mês. O fumante que fuma um maço por dia, fuma em média 700 cigarros por mês”, corrigiu um internauta nos comentários da publicação do deputado.