DIÁRIO DA CHINA

As roupas da Dinastia Tang: A Era de Ouro da China

Conheça como era o vestuário de um dos períodos mais prósperos da história chinesa

Créditos: Wikimedia Commons - Dinastia Tang foi o tema central de uma série chinesa de sucesso
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A Dinastia Tang (618 a 907 aC), com um intervalo entre 690 aC e 705 aC, é geralmente considerada uma das eras mais prósperas e culturalmente significativas da história chinesa. Foi uma época em que a arte, a cultura e a economia eram altamente desenvolvidas.

Essa dinastia é lendária para além da China e abarca toda a Ásia. É considerada uma idade de ouro, quando a influência cultural chinesa se espalhou muito além de suas fronteiras. Uma era próspera e cosmopolita que viu um nível sem precedentes de tolerância e aceitação de outras culturas e ideias, este é um período que os chineses ainda falam com orgulho.

Graças à ascensão do comércio internacional com os países vizinhos através da Rota da Seda, a cultura indiana, persa e até ocidental foi integrada à cultura chinesa. À medida que mais tecidos e novos corantes eram introduzidos de países vizinhos, a oportunidade perfeita foi criada para facilitar uma mudança na moda tradicional. 

As modas Tang eram muito coloridas e as pessoas valorizavam  muito o que vestiam. Trajes feitos de seda, lã e linho eram comuns, embora as leis existentes especificassem o tipo de roupas e joias apropriadas para cada classe social. Os pobres faziam roupas com peles de animais. Roupas ásperas eram atribuídas a pessoas das classes mais baixas.

As características das roupas da Dinastia Tang eram únicas e naturais e exibiam requinte. Os materiais usados nas roupas eram elegantes, refinados e bonitos e as ornamentações eram fabulosas. Os contatos frequentes com o mundo ocidental influenciaram os costumes de vestir das minorias étnicas nessa época, o que deu lugar a um tipo de moda romântico em roupas e ornamentos.

Reprodução internet - Roupas da família imperial na Dinastia Tang

A cor da roupa também indicava a posição social das pessoas. Ouro e amarelo eram exclusivos do imperador e da família real e acabou se tornando símbolos do poder imperial. Púrpura era para funcionários acima do terceiro escalão; vermelho claro, acima do quinto; verde escuro, do sexto e acima; verde claro, acima do sétimo; azul escuro, acima do oitavo; e azul claro, acima do nono escalão. As outras cores poderiam ser usadas pelas pessoas das outras classes sociais. 

Além das restrições de cor, todos aqueles que estavam subordinados aos oficiais de primeiro escalão tinham que usar espada ou faca. Oficiais e generais de terceiro escalão usavam cintos de jade, o quarto e o quinto eram identificados por cintos de ouro, enquanto os oficiais de sexto e sétimo graus usavam cintos de prata. Pessoas comuns podiam usar uma pequena faca de bronze ou ferro.

Roupas femininas

Reprodução internet - Vestuário feminino na Dinastia Tang.

As mulheres comuns naquela época não precisavam realmente participar de diferentes ocasiões formais. As roupas femininas eram mais simples em estrutura em comparação com as roupas masculinas. Ao mesmo tempo, as altas habilidades de fabricação de seda e o estilo folclórico aberto da Dinastia Tang tornaram a seleção de roupas muito diversificada. 

Shan zi - Camisa de camada única, de mangas compridas e estreitas e corpos curtos. No inverno é trocada por uma jaqueta, que é chamada de Pao Zi. A peça não cobre nem a cintura quando usada sozinha. 

As camisas podiam ser chamadas de “meia roupa” por causa do corpo curto. No início desta dinastia essa peça tinha mangas estreitas e depois ficaram um pouco mais soltos, mas ainda eram geralmente um estilo de manga estreita. Existem muitos tipos de estilos de gola, incluindo gola reta e lapela, gola redonda e lapela, gola redonda e assim por diante, que mudaram com a popularidade. 

O que chama a atenção é que a gola da camisa na Dinastia Tang era muitas vezes aberta muito baixa, e a imagem de um peito meio exposto era extremamente comum. Como um top comum de uso diário, o material da camisa é muito rico, com leve e macio Ling (damasco de sarja), Luo (gaze), Juan (tapete de seda) e Duan (cetim). 

A cor das camisas parece não ter limite. Pode ser roxo, escarlate, vermelho, verde, amarelo ou branco. As mangas da camisa terminam com um material de cor diferente ou lindos bordados de brocado. 

Qun Zi - Uma saia em vários estilos que mudaram com a popularidade. A saia intercolorida, que era popular no início da dinastia tinha listras verticais costuradas com duas cores diferentes de tecido. Tem uma grande variedade de opções de cores, mas a maioria das pessoas optava por fazer uma das duas cores vermelha. 

Há também outro tipo de saia monocromática feita de várias peças de tecido da mesma cor reunidas, e algumas delas têm alças finas. Esse tipo de saia tem diferentes tipos de tecido de seis, oito e doze peças. As cores são vermelho, verde, roxo, amarelo e verde, e há várias decorações impressas e pintadas nelas.

Pei Zi - Tipo de lenço longo sobre as roupas femininas usado sobre os ombros e enrolado nas costas da mão. Geralmente feito de sarongue fino com muitas técnicas decorativas, como impressão, bordado e pintura. Existem também estilos mais grossos para o calor no tempo frio. Quando a mulher fica de pé, o Pei Zi cai naturalmente e, ao caminhar, a peça flutua e se estica. É tão artístico e encantador que as gerações posteriores costumam imaginar as fadas lendárias vestindo Pei Zi.

Poder feminino - Era popular na Dinastia Tang mulheres usarem trajes masculinos. Antes e depois desse período, o hábito era considerado heresia pelos governantes. Mas nessa época as mulheres tinham o poder de escolher o que vestiam. 

Durante essa era houve muita participação das mulheres em atividades sociais, e a forma comum de viajar era a cavalo. As roupas femininas tradicionais não eram adequadas ou convenientes para essas cavalgadas e as mulheres optaram por usar roupas masculinas simples por causa da demanda por passeios. Além disso, houve influência estrangeira. Chang 'an era o centro comercial do império, onde os comerciantes de todo o mundo se reuniam, e a cultura de vestuário também influenciou a moda da dinastia Tang até certo ponto.

As três peças - Shan, Qun e Pei - constituem a roupa diária mais básica para as mulheres da Dinastia Tang.

Também era considerado um estilo para as mulheres vestirem hufu, termo genérico para designar roupas de estrangeiros ou chineses não-Han (a maioria étnica do país). As vestimentas comuns das mulheres compreendiam camisas curtas ou jaquetas com meia manga e saias compridas; ou camisas de mangas largas com saias compridas e xales.

Em geral, as roupas femininas consistiam em camisas de manga comprida com mangas largas e golas que mostravam o decote. Consideradas bastante reveladoras e ousadas em comparação com as tendências de moda dinásticas anteriores, essas camisas eram enfiadas em saias longas e esvoaçantes decoradas com padrões geométricos e presas com uma faixa amarrada no peito. 

O cabelo durante esta época foi feito para cobrir as têmporas e delinear o rosto. Também era enrolado em um coque chamado de “coque da nuvem”, “coque dos deuses do olhar” ou “coque de flores”. O penteado permitia uso de chapéus de bambu.

A maquiagem nessa época também era bastante ousada, com sobrancelhas desenhadas, pó facial de chumbo para criar a ilusão de pele muito branca e padrões florais pintados entre as sobrancelhas.

Roupas masculinas

Reprodução internet - Vestuário masculino durante a Dinastia Tang.

A roupa masculina era uma continuação dos estilos vistos na Dinastia Han, mas com mais opções. Os trajes diários consistiam em túnicas de cor sólidas. Durante a Dinastia Tang era preciso usar roupas diferentes para cada tipo de ocasião. A distinção entre essas ocasiões era muito mais detalhada. 

Por exemplo, os funcionários da tinham requisitos de vestuário diferentes e complicados ao adorar o céu e a terra, ao se reunir com o imperador na corte e quando os funcionários estavam no cargo. 

Essas vestimentas eram vistas como símbolos de etiqueta do estado e exigidas por lei, por isso tinham que ser observadas. Cada traje, e não apenas uma peça de roupa, consistia em pelo menos quatro partes: o traje da cabeça, o traje do corpo, o traje do pé e o pingente. Todos tinham o próprio conjunto padronizado de camadas. No caso dos plebeus, não havia muitas oportunidades de participar de grandes eventos. 

Pao e Shan - Pao é um vestido longo com forro e um sanduíche que pode ser amassado com algodão no inverno. Shan é um único casaco com o mesmo estilo, mas apenas uma camada. Ambos foram os agasalhos mais usados nessa época. 

O estilo é de gola redonda, mangas estreitas, sobreposição direita, e o comprimento geralmente fica entre a panturrilha e o pé. Há botões ou laços na gola e carcela (parte da camisa onde as casas dos botões são colocadas) frontal para fixação. Nenhuma das peças tinham fenda. 

A parte do corpo tem três pedaços de tecido vertical, dois dos quais atuam como peças da frente e das costas, e um pedaço inteiro de tecido da mesma cor é usado sob os joelhos para formar um círculo ao redor do corpo. Este tecido horizontal na bainha é chamado de Lan. 

Como a túnica é uma combinação da vestimenta superior e da vestimenta inferior, Lan tornou-se um símbolo que expressa a vestimenta inferior, indicando conformidade com os rituais chineses. Nos murais da Dinastia Tang e nas figuras de terracota, há muitas imagens de oficiais civis e militares usando o Lan Pao ou Lan Shan. 

Há também outro tipo de manto conhecido como Quekua Shan. Quekua significa que há fendas em ambos os lados de Shan, mas o resto é igual a uma camisa normal. É conveniente para as pessoas se movimentarem, por isso é frequentemente usado na vida cotidiana.

Ao - Geralmente se refere à jaqueta sem o Lan, que é mais curto do que o Pao e o Shan. Podia ser preenchido com algodão e geralmente era usado dentro do Pao e Shan como roupas de inverno. Para facilitar o movimento, na Dinastia Tang Ao geralmente tinha várias fendas. Os comuns eram fendas em ambos os lados, além de fendas na parte de trás do corpo. Abre na parte de trás do corpo e continuou a ser usado nas dinastias subsequentes, mas a área de sobreposição das fendas se expandiu. Ao mesmo tempo em que facilita o movimento, foi aprimorado ainda mais para proteção e cobertura contra o frio.

Bab bi - Pode ser traduzido diretamente como “meio braço”, dentro do Pao e Shan e com o Lan abaixo da cintura. Ao contrário do Lan Shan, o Lan do meio braço geralmente é de uma cor diferente do corpo principal e parece uma saia curta da cintura até o joelho. Além disso, para a seda, os meios braços às vezes são feitos de tecidos rígidos mais ornamentados. Usar um meio braço dentro de Pao e Shan faz com que os ombros e as costas dos homens pareçam mais eretos e robustos.

Han Shan - A camada mais interna do top é o "moletom", que é assim chamado porque absorve o suor quando usado junto ao corpo. As camisolas são usadas desde os tempos antigos. Não importa o quanto a roupa externa mude, o moletom será usado por dentro. O estilo do moletom é muito semelhante ao do Ao, mas como era uma peça de roupa usada junto ao corpo, o tecido do moletom era maioritariamente branco e de seda leve e tinha apenas uma camada. O comprimento de um moletom deve ser comparável ou ligeiramente menor que um "Ao". O comprimento real é de cerca de 80 a 90 centímetros, e o comprimento da manga é geralmente mais curto.

Ku e Kun - As partes inferiores do vestuário eram divididas em dois tipos: Ku e Kun que não são as mesmas que as "calças" de hoje. Ku eram calças externas usadas fora sem virilha e podiam ser de camada única ou dupla. Kun eram calças de camada única usadas dentro de um hakama, com uma virilha fechada.

O traje completo das roupas masculinas cotidianas, de dentro para fora, era a camada interna de roupas: moletom e Kun, a camada intermediária de roupas: meio braço (ou Ao) e Ku, e a camada externa camada de roupa: Pao (ou Shan) e Putou. 

As principais diferenças entre as roupas de diferentes estações são a leveza e a espessura do tecido, camadas simples ou duplas, se as roupas de camada dupla são preenchidas com Mianhua e se há uma roupa de camada intermediária. Não há diferença de estilo, e não muda por causa do clima.

Em ocasiões menos formais era possível renunciar às vestes externas, mas usar o Ao em vez de um moletom fechado do lado de fora. Já para os trabalhadores em geral, agricultores e outras classes que precisam caminhar e trabalhar ao ar livre por muito tempo, a roupa é mais casual e podem incluir apenas um moletom e Kun.

Cultura Pop

O esplendor da Dinastia Tang foi retratada na série da televisão chinensa 'A Glória da Dinastia Tang' de 2017. Estrelada por Jing Tian e Ren Jialun, é baseada no romance The Concubine of Tang: Legend of Pearl (A Concubina de Tang: A Lenda da Pérola, em tradução livre), de Cang Mingshui. 

Conta a história de amor fictícia do Imperador Daizong e do Consorte Shen, auxiliado pelo grandioso contexto histórico da Rebelião An Shi (755-763). A série foi ao ar por 92 episódios, divididos em duas temporadas, de 29 de janeiro a 3 de maio de 2017 na Anhui TV e Beijing TV.

A série foi feita com um orçamento de cerca de 260 milhões de yuans (US$ 38,68 milhões), e filmada em 70 sets, com backup digital massivo. Recebeu uma resposta positiva do público pela precisão histórica e enredo. Tem uma pontuação de 8,3 em 10 no Tencent  e 6,7 no Douban, duas plataformas de audiovisual da China.

Até amanhã!