DIÁRIO DA CHINA

Alívio da pobreza: tweed Lisu, de minoria étnica chinesa, virou negócio internacional e lucrativo

Conheça a iniciativa por trás dessa conquista para o empoderamento feminino e enfrentamento à miséria na província de Yunnan, no sudoeste da China

Créditos: Li Changping - Artesã da etnia Lisu faz tecidos tradicionais. 
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Quem diria há 20 anos que os tecidos de tweed feitos pela minoria étnica Lisu, na China, que muitas vezes carregam uma estética semelhante à alta costura da francesa Chanel, se tornariam um item de luxo destinado a conquistar o mercado internacional da plataforma de e-commerce Amazon?

O "tweed Lisu" realmente conseguiu construir fama nos mercados internacionais graças aos esforços de Li Changping, que tem usado as habilidades empreendedoras para comercializar essa herança cultural étnica e aliviar a pobreza na província de Yunnan, no sudoeste da China.

Uma oportunidade de ajudar

Carregando uma peça bordada à mão e com um design que leva a assinatura da etnia Lisu e que data da década de 1950, a designer têxtil e empresária se prepara para a Kunming Fashion Week de 2022, atualmente em curso em Kunming, província de Yunnan.

Aos 48 anos, Li trabalha no condado de Weixi, na Prefeitura Autônoma Tibetana de Diqing, em Yunnan, mais conhecida como "Céu na Terra", ou Shangri-la.

Embora agora assuma o trabalho no ecossistema da moda, há cerca de duas décadas ela não estava tão confiante sobre esse Patrimônio Cultural Imaterial Chinês.

"Quando eu fui para lá, em 1998, o condado estava atolado na pobreza. Embora a costura de Lisu continuasse nas montanhas profundas por gerações, para os habitantes locais era apenas uma parte diária da vida, pois eles não viam o potencial cultural e monetário deste arte tradicional", disse Li ao Global Times.

Depois de lançar algumas sondagens empreendedoras, Li decidiu ajudar os habitantes locais a transformar essa tradição em um meio de melhorar os padrões de vida.

"Dediquei-me a ajudá-los a tornar este negócio uma realidade", para que "os frutos do seu trabalho voltem para o bolso deles", enfatizou.

Ao longo dos anos, seu sonho gradualmente se tornou realidade.

Em 2000, Li estabeleceu sua empresa de bordados Lisu, Kang'en Homeland. Começou como um canal de venda de bordados locais comprados de herdeiros da tradição escondidos nas montanhas profundas. A partir de daí ela expandiu a empreitada e conseguiu reunir todas as artesãs habilidosas em uma oficina para melhorar a produtividade e ajudar a criar empregos. 

Em maio de 2020, em conjunto com os esforços de alívio da pobreza do governo chinês, como subsídios habitacionais, o condado finalmente conseguiu colocar seu rótulo de "pobreza" para trás. Durante todo esse tempo, o programa de "alívio da pobreza por meio da costura" de Li foi uma força motriz que ajudou a estabelecer uma cadeia de produção completa para o bordado local de Lisu e, o mais importante, transformou as donas de casa no sustento de suas famílias.

“A maioria das pessoas que conhecem essa habilidade na área são mulheres. Com os homens indo para as grandes cidades a trabalho, essas mulheres ficavam em casa com muito pouco para se sustentar. A oficina permite que elas ganhem dinheiro com seus próprios produtos. "

Nos últimos 22 anos, o projeto de Li cresceu e hoje tem mais de 40 artesãs com idades entre 18 e 70 anos.

Essas mulheres lidam com cargos de torção de fios a vendas e marketing. Li também contratou funcionários da Geração Z mais fluentes em tecnologia para lançar promoções de streaming.

"Sentimo-nos sortudos por nossa vida estar ficando cada vez melhor. Este é um presente oferecido por nossa cultura", disse Li.

Pertencer ao mundo

Li Changping - Decoração suspensa feita com bordado étnico Lisu 

Combinando tecido vermelho e verde altamente contrastante em uma única roupa decorada com padrões inspirados na natureza, o tecido Lisu simboliza a diversidade cultural étnica da China, disse Li.

"Nosso grupo étnico tem uma longa história de migração. De acordo com diferentes tradições e ambientes localizados, nossa moda pode ir de designs de lã grossa a tecidos leves com vários padrões", explica Li.

Como um designer que foi atraído pela "espiritualidade" do bordado Lisu à primeira vista, Li disse em entrevista ao Global Times que o grupo étnico prefere cores vibrantes, flores e pássaros, que mostram o otimismo e o desejo romântico do povo Lisu pela vida.

Nos últimos cinco anos, Li exibiu os trabalhos em várias exposições internacionais, onde intrigou compradores da Alemanha e da França que queriam a roupa como "uma peça de cultura para colecionar".

"Sempre me lembrarei quando uma francesa me falou sobre a estética moderna dos tecidos Lisu. Fiquei surpreso ao perceber que nosso legado cultural não pertence à história, mas ao futuro."

Li gosta do tweed Lisu, um tecido tradicional da etnia que surgiu há mais de 100 anos, que ela compara ao tweed Chanel.

“Desenhei um terno feito com nosso tweed e acrescentei golas de pele e bordados que se originaram de nossa cultura. Isso mostra que o que pertence a uma nação também pertence ao mundo”, descreve a designer.

Li agora tem feito malabarismos com várias tarefas ao mesmo tempo - o streaming é seu último esforço.

E mesmo agora ela está segue de olho em voos mais altos.

"Estamos trabalhando no lançamento de novos designs que atendam aos gostos dos ocidentais. Fazer um nome para nós mesmos na Amazon é nosso próximo objetivo."

Fonte: Global Times