Está sendo disseminado por aplicativos de mensagens um vídeo que acusa a TV Globo de ter combinado perguntas com Lula (PT) para a entrevista no Jornal Nacional. O narrador diz que uma folha que aparece no canto da tela seria o roteiro para Lula responder à pergunta sobre corrupção. A informação é falsa.
Os bolsonaristas usam o vídeo para contestar o bom desempenho de Lula na entrevista da última quinta-feira (25). O vídeo passou a circular com mais força no final de semana. A TV Globo se manifestou chamando de "absurda e ofensiva a suposição de que as perguntas foram combinadas".
A afirmação é uma fake news grosseira, pois a câmera que filma o entrevistado fica posicionada atrás da apresentadora Renata Vasconcellos e o papel que aparece em primeiro plano é parte do roteiro que a apresentadora tinha na mesa.
Observando os momentos da entrevista nos quais os três aparecem em tela, é possível ver que Renata manuseia os papéis que tem ao lado do computador. Aquele é o espelho do programa, com as perguntas produzidas pela equipe para serem feitas.
Na câmera fechada em Lula, parte dos papéis aparecem em primeiro plano, no canto direito da tela.