Paulistão: Grandes, mesmo com problemas, são favoritos diante de emergentes em má fase
Começa a fase decisiva do campeonato e os clubes mais tradicionais são os favoritos
O futebol paulista tem cinco grandes. Santos, São Paulo, Palmeiras, Corinthians e Portuguesa, que mantém o status apenas quando se pensa em tradição. Tomara que ressurja, com a SAF.
Nos últimos anos, alguns clubes surgiram como forças médias, passando por cima de equipes tradicionais como Ponte e Bragantino, mas, claro, sem chegar nos grandes. Falo de Bragantino, a partir da união com a Red Bull em 2019, Mirassol que chegou à Série A e Novorizontino, que bateu na trave duas vezes para chegar à elite.
A segunda fase reunirá os quatro grandes e mais os três emergentes, além do São Bernardo, que fez um campeonato consistente em 2024 e 2025.
Um elenco capaz de criar zebras agora nas fases eliminatórias? Não acredito. Se os grandes chegaram com alguns problemas, os emergentes também estão abaixo do que se esperava. Vejamos.
1) Corinthians x Mirassol - Itaquera, dia 2/3, às 18h30.
Corinthians fez ótima campanha, a melhor de todas, com 27 pontos, apesar de a defesa mostrar certa insegurança, inclusive contra a Universidade Central de Venezuela. O Mirassol fez um campeonato bipolar: ganhou cinco das seis partidas e fez apenas um ponto nas seis últimas. Mandou Eduardo Barroca embora e está com o interino Ivan Baitello. Não vai segurar o Corinthians, ainda mais se Memphis voltar a jogar bem.
2) Palmeiras x São Bernardo. Estádio 1° de Maio, 1/3, às 20h30.
Ambos terminaram com 23 pontos, o jogo será no 1° de Maio, mas o Palmeiras está crescendo e o São Bernardo em queda. E Vitor Roque pode ser uma surpresa.
3) São Paulo, x Novorizontino - Morumbi, 3/3 às 20 horas.
O Tricolor teve problemas na fase final, chegou a ficar cinco jogos sem vencer, mas tem 19 pontos contra 18 do Novorizontino. No ano passado, na mesma fase, deu Novorizontino nos penais. É a decisão mais equilibrada.
4) Santos x Bragantino - Vila Belmiro. 2/3 às 20h45.
O Santos fez apenas 18 pontos, mas é enganoso. O time se recuperou nas últimas rodadas, inclusive com gol olímpico de Neymar. O Bragantino fez só 17 pontos e não é enganoso. Não mostra força para uma surpresa