CHORO

Paris 2024. Drama e eliminação, com Nory da ginástica e Nathalie, da esgrima

Um tumor no cóccix e um erro técnico eliminaram os brasileiros no primeiro dia de competição

Nathalie Moellhausen.Créditos: Gaspar Nóbrega/COB/Divulgação
Escrito en BLOGS el

As Olimpíadas são um palco para histórias alegres e também dramáticas. O Brasil teve duas eliminações sofridas, na esgrima e na ginástica masculina. 

A esgrimista Nathalie Moellhausen, campeã mundial e 2019 e atual oitava do ranking, era favorita contra a canadense Ruien Xiao, de 16 anos e apenas 34 do ranking. Mas a brasileira ficou atrás o tempo todo e na metade do terceiro round pediu atendimento médico, mas perdeu e foi eliminada na primeira rodada, como em Tóquio.

O problema é que Nathalie está com um tumor benigno no cóccix. Ele foi divulgado horas antes do início da competição, através das redes sociais da atleta. Ela disse que foi hospitalizada recentemente e que se recuperou dias antes da estreia. Ela será operada na quarta-feira, dia 31.

O ginasta Arthur Nory também foi campeão mundial em 2019, na barra fixa. E tinha como meta e sonho chegar à final olímpica. Entretanto, cometeu um erro e ficou fora dos oito primeiros.

Foi tomado pelo choro. "Fui para cima demais no aparelho e peguei muito de perto. É uma questão de fração de segundos, tentei arrumar, mas estava desequilibrado. Fui até o fim, mas sabia que não dava mais".

Ele falou sobre a decepção sentida. "Quanto mais eu apanho, mais eu tenho vontade de levantar e estar de novo me expondo. Eu tenho capacidade de aguentar, vou levantar e dar a cara para bater e seguir."