SONHO MEU

Dorival não traiu o São Paulo, apenas cumpriu as regras do capitalismo

Treinador trocou o São Paulo pela única seleção pentacampeã mundial

Dorival Jr e Júlio Casares.Créditos: Reprodução Twitter São Paulo
Escrito en BLOGS el

Parte da torcida do São Paulo está irritada com a saída de Dorival Jr. Eles chamam de traidor o treinador que aceitou o convite da CBF e deixou o clube na mão, no início da temporada. Parte da torcida do São Paulo - os mesmos - ficam revoltados porque Vojvoda, do Fortaleza, e Pedro Caixinha, do Bragantino, não aceitaram romper o contrato com seus clubes para dirigir o São Paulo. Dois pesos e duas medidas, fruto da paixão do torcedor, que foge da racionalidade como o Tinhoso da cruz.

Dorival não é traidor. Aos 61 anos, aceitou o convite que é ansiado por todo treinador do Brasil. Dirigir a seleção brasileira é o ápice da carreira. Ele vai poder convocar os melhores e pode até chegar a uma Copa do Mundo. Basta passar com dignidade pela traiçoeira Copa América do ano que vem.

Eu não me incomodo quando um treinador rompe contrato. Eles podem ser demitidos a qualquer momento. Também não me incomodo quando um treinador é demito. Eles podem romper o contrato a qualquer momento. É um jogo duro. Dorival ficou dois anos e sete meses sem trabalhar. Foi acolhido pelo Ceará, ficou 18 jogos e largou tudo para ir ao Flamengo. Depois, foi mandado embora do Flamengo, mesmo depois de ganhar a Libertadores e a Copa do Brasil. Suas reclamações soaram falsas. O pau que bate em Chico também bate em Francisco.

E vamos lembrar que maus resultados determinaram a demissão de Rogério Ceni, treinador do São Paulo. Se ele, o grande ídolo foi demitido, Dorival também poderia ser.

Por toda esta instabilidade do mercado, acho que o poder de treinador em montar elenco, decidir chegadas e partidas é muito grande. O clube deveria ter voz mais ativa. Um treinador pede um jogador caro, o clube se sacrifica e o treinador vai embora. Ou então, o treinador desiste de um jogador que custou caro e diz que não quer trabalhar com ele. E o prejuízo?

No balanço das horas, tudo pode mudar, mas é certeza que a seleção brasileira vai ter resultados melhores com Dorival do que com Diniz. Não é nada difícil prever e acertar.