Nesta terça-feira (13) farei a gravação do primeiro episódio de um projeto em parceria com a CGTN em Espanhol. A minissérie de três episódios será em formato vlogger e para veiculação nos canais da emissora chinesa nas redes sociais.
O capítulo de estreia será gravado no hutong Nanluoguxiang. Hutong é um tipo de organização urbana muito comum em Beijing. Eles foram formados ao longo de três dinastias: Yuan, Ming e Qing. É uma espécie de beco onde há casas no estilo antigo que são chamadas de Siheyuan que são quadradas e simétricas e têm um pátio.
Beijing chegou a ter seis mil hutongs e ainda tem milhares. Entre eles o que eu vou visitar. Esses locais podem parecer todos iguais vistos pelo lado de fora, mas cada um deles tem uma característica especial. Os hutongs funcionam como um refúgio da correria desta megacidade e preservam o estilo de vida milenar da China.
Nos últimos anos, este hutong virou uma sensação turística e é cenário para editoriais de moda, programas de tevê e destino para estrangeiros que visitam a capital chinesa.
A ideia deste episódio da minissérie sobre as aventuras desta brasileira na China é mostrar de que forma a capital chinesa cresce sem perder a própria história. Como é o plano diretor e urbanístico dessa megalópole de três mil anos que ao mesmo tempo que se moderniza, preserva a herança da antiguidade.
Para quem nasceu, cresceu e mora em Brasília, a jovem capital do Brasil, a fórmula da China para preservar o patrimônio cultural e histórico é uma lição e tanto. Embora minha cidade monumental tenha apenas 62 anos, um dos meus prédios preferidos, o Teatro Nacional Cláudio Santoro, está fechado há oito anos por falta de manutenção. Tenho muito a aprender com os chineses.
No segundo episódio eu vou visitar o Ninho do Pássaro e falar sobre como funciona a segurança pública aqui na China. O terceiro episódio vai abordar o meu assunto preferido e tema da minha pesquisa independente: moda. Mas ainda é preciso ajustar detalhes da produção e locação.
Assim que tiver mais detalhes sobre esses capítulos da minissérie eu conto tudo. Além de compartilhar nas minhas redes sociais e por aqui. Aguarde no local!
Até amanhã!