A polêmica da semana ganhou mais um capítulo. A advogada Eluciana Iris Almeida Cardoso foi quem gravou o vídeo, dentro de um avião, expondo a passageira que não aceitou ceder o assento da janela do avião a uma criança. Ao contrário do que se imaginava inicialmente, não foi a mãe da criança que filmou e expôs Jennifer Castro.
Eluciana já foi denunciada pelo Ministério Público Eleitoral (MPE) por falsificar assinaturas em documentos entregues à Justiça.
Te podría interesar
Ela foi candidata a vereadora de Belo Horizonte pelo Cidadania, em 2016, e a deputada estadual de Minas Gerais pelo Podemos, em 2018.
Em julho de 2021, a mulher foi denunciada pelo MPE por apresentar documentos falsificados durante a prestação de contas da campanha dela de 2018. A íntegra do processo foi obtida pela coluna de Tácio Lorran, no Metrópoles.
Te podría interesar
O MPE alegou que a candidata teria falsificado a assinatura da irmã e do marido nos contratos e nos recibos encaminhados à Justiça Eleitoral para comprovação de gastos. Os familiares, supostamente, trabalharam na campanha dela e ganharam R$ 2 mil cada, conforme dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Eluciana admitiu ter assinado os documentos em nome dos parentes. Porém, justificou que não houve dolo, sem objetivo de violar a fé pública. Marcelo Gonçalves de Paula, juiz da 29ª Zona Eleitoral de Belo Horizonte, aceitou o argumento da defesa e decidiu, em março de 2022, pela absolvição de Eluciana do crime de falsidade ideológica.
Advogada, é nutricionista clínica, escritora e produtora cultural
Eluciana tem 54 anos, reside em Belo Horizonte e já foi candidata a vereadora e a deputada estadual por Minas Gerais. Além de advogada, é nutricionista clínica, escritora e produtora cultural.
A advogada filmou Jennifer Castro, que ficou conhecida como Diva da Janela, durante voo da Gol. No vídeo, atacou a mulher porque ela não quis trocar de lugar com uma criança.
“Estou gravando a sua cara porque você não tem empatia com as pessoas. Isso é repugnante”, afirmou. As imagens foram publicadas nas redes sociais pela filha de Eluciana.
A mãe da criança, identificada como Aline, não aparece nas imagens. Entretanto, conforme Jeniffer, ela também a agrediu verbalmente.
Siga o perfil da Revista Fórum e do jornalista Lucas Vasques no Bluesky.