Investigação

Final feliz: O que aconteceu com idoso que sumiu por 15 dias e acabou encontrado

Vicente Luís Pereira de Oliveira, de 61 anos, foi reconhecido após ficar perdido em área de mata fechada junto com sua cadela

Escrito em SP el
Jornalista e redator da Revista Fórum.
Final feliz: O que aconteceu com idoso que sumiu por 15 dias e acabou encontrado
Vicente e a cadela Rajada. Reprodução/Perivaldo Oliveira

O caso do idoso desaparecido havia 15 dias, que mobilizou São Vicente, no litoral paulista, teve um final feliz. Vicente Luís Pereira de Oliveira, de 61 anos, havia sumido depois de entrar em uma área de mata fechada junto com sua cadela chamada Rajada.

Familiares afirmaram, inicialmente, que ele poderia estar carregando R$ 20 mil. Porém, em seguida, o dinheiro foi encontrado pelo filho. 

O boletim de ocorrência (BO) apontou que Vicente e Rajada entraram na área de mata na Estrada do Paratinga no dia 24 de abril. No dia 28, o Corpo de Bombeiros suspendeu as buscas depois de receber a informação de que o desaparecimento estaria relacionado a uma ação criminosa.

Entretanto, as buscas foram retomadas na terça-feira (6) após uma testemunha informar ter visto um idoso com características semelhantes às dele.

O filho do desaparecido acionou o Corpo de Bombeiros na noite de quinta-feira (8) para dizer que Vicente havia sido encontrado por moradores próximo a um bar em uma área rural na região da Estrada do Paratinga.

“Estou bem, graças a Deus. Esse aí [cadela] foi meu herói”, declarou Vicente, em um vídeo gravado pelo ex-vereador da cidade, Perivaldo Oliveira.

Uma equipe do Corpo de Bombeiros foi enviada ao local e encontrou Vicente debilitado junto com a cadela de estimação. Ele foi avaliado e encaminhado para o Pronto-Socorro de São Vicente.

O ex-parlamentar Perivaldo Oliveira relatou que o idoso foi reconhecido por uma moradora depois de tentar fazer uma compra em um comércio. “Ele veio caminhando na linha do trem e aí parou para comprar um Guaraná, nem pediu ajuda. Estava perdido, achava que já tinha meses perdido”, disse Perivaldo, em entrevista à TV Tribuna, afiliada da Globo.

Área cheia de perigos

Os bombeiros classificaram a área onde Vicente e Rajada ficaram perdidos como de difícil acesso, sem abrigo e com a presença de animais selvagens.

A irmã do idoso declarou à polícia que ele não confiava em bancos e carregava até R$ 20 mil em dinheiro para todos os lugares onde ia. A mulher disse, ainda, que Vicente teria brigado com um familiar a quem teria negado empréstimo e também com um vizinho.

Porém, Leonardo Campos de Oliveira, filho do idoso, negou que seu pai estivesse com o dinheiro quando desapareceu e desmentiu o desentendimento com o familiar por causa do suposto pedido de empréstimo

Vicente tem três filhos e uma filha. É divorciado há seis anos e mora sozinho com Rajada no sítio onde atua como caseiro, na região da Estrada Paratinga. Apesar de viver em São Vicente, trabalha em Praia Grande como segurança em um quiosque.

Leonardo afirmou que o pai é muito ativo e adora andar de bicicleta. “Ele é um atleta, tem a saúde em dia”, declarou, em entrevista ao G1. Disse, ainda, que o pai está com a cadela há dois anos e não costumava sair do sítio para outras coisas senão trabalhar.

Siga o perfil da Revista Fórum e do jornalista Lucas Vasques no Bluesky.

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar
Logo Forum