Raiz

Samba das Três reúne apresentações de Sandro Simões e Fabiana Cozza na Baixada Santista

Projeto do Arte no Dique promove encontros musicais gratuitos com destaques do samba regional e nacional

Escrito em SP el
Jornalista e redator da Revista Fórum.
Samba das Três reúne apresentações de Sandro Simões e Fabiana Cozza na Baixada Santista
A cantora e compositora Fabiana Cozza. Divulgação

O projeto Samba das Três, iniciativa do Arte no Dique com apoio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e viabilizado por emenda parlamentar da deputada estadual Leci Brandão (PCdoB), segue movimentando a cena cultural da Baixada Santista.

São apresentações musicais gratuitas e encontros com nomes expressivos do samba regional e nacional.

Na próxima edição, nesta sexta-feira (9), às 15 horas, o convidado especial será o sambista Sandro Simões, figura conhecida no meio cultural por sua atuação intensa nas rodas de samba da região.

Apresentado por Jo Correia, o evento acontece na sede do Arte no Dique, com entrada livre para toda a comunidade.

Sandro Simões, nome artístico de Alessandro Simões Lotério, é cria dos terreiros e escolas de samba da região. Sua trajetória musical começou nos anos 1990 como percussionista em grupos de pagode no bairro do Voturuá, em São Vicente.

Fundador do grupo Eskina do Samba no início dos anos 2000, Sandro se destacou ao acompanhar artistas como Beth Carvalho, Almir Guineto, Jorge Aragão e Reinaldo.

Também participou da fundação de projetos importantes como Samba da Mangueira (Santos), Papo de Samba (Praia Grande) e Simplicidade (São Vicente).

O sambista Sandro Simões - Foto: Divulgação

Para encerrar esta edição do Samba das Três, no dia 15 de maio de 2025, também às 15 horas, o palco do Arte no Dique recebe a consagrada cantora e compositora Fabiana Cozza, uma das principais vozes do samba contemporâneo. A apresentação será novamente de Jo Correia.

Dona de técnica apurada e presença cênica poderosa, Fabiana Cozza recebeu diversas premiações, como o Prêmio da Música Brasileira como Melhor Cantora de Samba (2012) e pelo Melhor Álbum em Língua Estrangeira (2018).

Fabiana, em suas interpretações, dialoga com a ancestralidade negra e a musicalidade brasileira. Seus álbuns “Dos Santos” (2020) e “Urucungo” (2023) reafirmam seu compromisso com a preservação e reinvenção da cultura afro-brasileira no cenário contemporâneo.

Serviço

Samba das Três – Arte no Dique;

09/05/2025 – Convidado: Sandro Simões;

15/05/2025 – Convidada: Fabiana Cozza;

Horário: 15h;

Local: Sede do Arte no Dique (Santos/SP) - Rua Brigadeiro Faria Lima, 1349, Rádio Clube, em Santos;

Apresentação: Jo Correia;

Entrada gratuita.

Siga o perfil da Revista Fórum e do jornalista Lucas Vasques no Bluesky.

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar
Logo Forum