Designer santista é selecionada para mostra “Batom, Lápis e o que Elas Quiserem”

Esta é a terceira vez consecutiva que Márcia Okida participa do evento internacional, dedicado a mulheres cartunistas, caricaturistas e ilustradoras

Márcia Okida.Créditos: Divulgação
Escrito en SP el

A criatividade e a força da arte feminina santista, mais uma vez, conquistaram espaço na exposição “Batom, Lápis e o que Elas Quiserem”. O evento é uma mostra internacional, que integra a programação oficial do Salão Internacional de Humor de Piracicaba.

Pela terceira vez consecutiva, a designer e artista visual Márcia Okida foi selecionada para o evento, que chega à sua 15ª edição em 2025.

Desta vez, duas obras da série “Mulheres Minimalistas” foram escolhidas para compor a exposição: as representações da cantora Gal Costa e da atriz e também cantora Zezé Motta.

Criadas dentro da estética autoral de Márcia, ambas as obras exploram a simplicidade das formas geométricas e a expressividade das cores para homenagear duas das grandes referências da cultura brasileira.

“Ser selecionada novamente para esta exposição me motiva a continuar retratando mulheres icônicas dentro do meu estilo gráfico. Gal Costa e Zezé Motta são símbolos de resistência e talento, e foi um grande desafio sintetizar suas identidades visuais com a estética minimalista que trabalho”, destacou a artista.

Gal Costa
Zezé Motta

A mostra

Criada em 2011, a exposição “Batom, Lápis e o que Elas Quiserem” nasceu para dar visibilidade ao trabalho de mulheres no humor gráfico, um espaço historicamente dominado por homens.

Realizada pelo Centro Nacional de Documentação, Pesquisa e Divulgação de Humor Gráfico de Piracicaba (CEDHU Piracicaba), a mostra reúne cartuns, caricaturas, charges, ilustrações, esculturas, HQs e tiras, trazendo à tona diferentes olhares e estilos femininos.

A exposição faz parte das comemorações do Dia Internacional da Mulher e estará aberta ao público de 8 de março a 6 de abril de 2025, no Engenho Central, em Piracicaba.

Sobre a autora

Natural de Santos, Márcia Okida é designer gráfico desde 1986, artista visual, curadora e pesquisadora da linguagem das cores.

Com mais de 26 anos de experiência como professora universitária, foi responsável pela criação do primeiro curso de graduação em Produção Multimídia e cinema da região, formando milhares de profissionais nas áreas de design, cinema e novas tecnologias.

Seu trabalho artístico tem forte influência do design gráfico japonês, do construtivismo e do minimalismo geométrico. Em 2024, lançou o livro autobiográfico “Márcia Okida: cores, formas e sonhos possíveis”.

Serviço

Exposição “Batom, Lápis e o que Elas Quiserem” – 15ª edição;

Entrada gratuita;

Abertura: 8 de março de 2025 (sábado) e vai até 6 de abril de 2025;

Horário: Segunda a sexta, das 9h às 17 horas; sbados, das 9h às 14 horas;

Local: Parque do Engenho Central – Armazém 14* - Av. Dr. Maurice Allain, 454 – Vila Rezende – Piracicaba (SP).

Siga o perfil da Revista Fórum e do jornalista Lucas Vasques no Bluesky.

Temas

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar