SAÚDE

Os 4 segredos para preservar a memória, segundo uma neurocientista de Harvard

Esses quatro hábitos podem te ajudar a fortalecer a sua memória, segundo Lisa Genova, doutora em neurociência da Universidade de Harvard

Exercícios para o seu cérebroCréditos: Pixabay
Escrito en SAÚDE el

A doutora em neurociência da Universidade de Harvard Lisa Genova se tornou uma das autoras mais lidas dos EUA por conta do seu livro Remember: The Science of Memory and the Art of Forgetting (Relembre: A ciência da Memória e a arte de esquecer, em tradução livre).

E ela tem quatro dicas para melhorar a sua memória. Segundo ela, alguns hábitos simples podem te ajudar a desenvolver uma relação mais saudável com o ato de relembrar.

1. Esteja atento

Genova destaca que a base da formação da memória é a atenção. Quando as pessoas estão distraídas ou multitarefando, elas não conseguem codificar as memórias de forma eficaz.

Para melhorar a memória, é crucial focar no momento presente e minimizar distrações. Ao prestar atenção conscientemente aos detalhes—como onde você coloca suas chaves ou o nome de um novo conhecido—você aumenta a probabilidade de formar memórias duradouras.

2. Adicione contexto

Valorize o contexto original em que a memória suas memórias são formadas. Genova aconselha que, se você esquecer por que entrou em um cômodo, em vez de forçar a memória, você deve retornar ao contexto anterior. Essa técnica ajuda a desencadear os 'dicas' de memória originais, facilitando a recuperação das informações que você precisa.

3. Associe emoções

Genova sugere quebrar a monotonia diária introduzindo novas atividades ou experiências. Isso pode envolver tentar um novo hobby, visitar um lugar diferente ou participar de conversas significativas. Ao enriquecer sua vida com experiências diversas - e ao lembrar das emoções que elas te causam -, você cria mais oportunidades para momentos memoráveis.

4. Viva uma vida saudável

Genova enfatiza que fatores de estilo de vida, como sono adequado, exercícios regulares e uma dieta equilibrada, impactam significativamente a função da memória. O sono, em particular, é crítico para a consolidação da memória, permitindo que o cérebro processe e armazene informações de forma eficaz. Engajar-se em atividades físicas e manter uma dieta nutritiva também pode apoiar a saúde cognitiva e aprimorar as capacidades de memória. Parece difícil, mas talvez seja mais simples do que você imagina.

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar