A bióloga e especialista em metabolismo de diabetes Ana Bonassa e a farmacêutica Laura Marise foram condenadas pela Justiça de São Paulo. O motivo? Simplesmente elas desmentiram um nutricionista que afirmou que diabetes era causado por vermes.
A juíza Larissa Boni Valieris, da 1ª Vara do Juizado Especial Cível, foi a responsável por condenar as duas cientistas.
Te podría interesar
A sentença exige que o vídeo em que Ana e Laura desmentem a fake news fosse apagado. Caso contrário, seria aplicada multa de R$ 100 por dia de descumprimento, além de danos morais de R$ 1 mil.
De acordo com a decisão, as cientistas submeteram o nutricionista a uma situação de “vergonha e tristeza” por compartilharem o perfil público dele no Instagram.
Te podría interesar
“Verifica-se, pois, a ocorrência do dano moral, haja vista a situação de vergonha e tristeza a que fora submetido o autor, em razão da conduta do réu em publicar, sem autorização, seus dados em vídeo junto à rede social de amplo alcance”, destaca trecho da sentença.
De acordo com denúncias de Ana e Laura, o autor da fake news vendia solução falsa contra diabetes. Conforme as cientistas, do canal NuncaVi1Cientista, o perfil vendia “protocolos para desparasitação” como se fosse a cura da doença.
A dupla postou, em julho de 2023, um vídeo para esclarecer que a doença não é causada por vermes.
“Para alertar nossos seguidores sobre os perigos de abandonar o tratamento comprovado do diabetes para seguir o protocolo sem comprovação ou respaldo científico”, ressaltou Ana Bonassa.
“No começo do nosso vídeo, mostramos o print do perfil público que tinha publicado o vídeo com desinformação, com a foto e as informações que ele mesmo fornecia, e informamos que ele havia nos bloqueado após tentarmos alertar que o que ele divulgava era desinformação e colocava as pessoas em risco”, acrescentou a cientista.
O que é diabetes
Diabetes se caracteriza por níveis elevados de açúcar (ou glicose) no sangue. A glicose, no organismo, é usada como espécie de combustível para utilização imediata ou pode ficar armazenada, como uma reserva de energia, em forma de gordura.
Contudo, seu excesso tende a ser prejudicial à saúde. O problema é consequência de defeitos na secreção ou na ação da insulina, hormônio liberado do pâncreas pelas células beta, responsável pelo controle glicêmico.
Caso o corpo deixe de fabricar insulina suficiente ou não consiga usar adequadamente o que produz, as taxas de glicose sobem, o que leva o nome de hiperglicemia. A principal causa do diabetes varia de acordo com o tipo da doença.
Siga o perfil da Revista Fórum e do jornalista Lucas Vasques no Bluesky.