Uma pesquisa da Universidade da Pennsylvania, nos EUA, revelou que o consumo de suco de beterraba é benéfico para os vasos sanguíneos e suficiente para reduzir o risco de doenças cardíacas.
O estudo, publicado na revista científica Frontier in Nutrition, indicou que o consumo diário de suco de beterraba pelos participantes observados possui efeitos benéficos para a saúde.
Segundo os pesquisadores, o nitrato presente na beterraba ajuda os vasos sanguíneos a se expandirem, facilitando o fluxo sanguíneo e a circulação.
O estudo analisou os resultados e indicadores de saúde de um grupo de 24 mulheres pós-menopausa e afirmou que os resultados são significativos.
“Após a menopausa, as mulheres não produzem mais estrogênio, que ajuda a manter o óxido nítrico no corpo”, disse Jocelyn Delgado Spicuzza, primeira autora da pesquisa. “Essa perda de produção de óxido nítrico contribui para o aumento substancial do risco de doenças cardíacas para mulheres na pós-menopausa. Alimentos ricos em nitrato — especialmente beterrabas — estão sendo investigados como uma maneira natural e não farmacêutica de proteger o coração e os vasos sanguíneos", completou.
As pacientes tomaram cerca de 140 ml de suco de beterraba concentrada diariamente. No teste cego, foi dado um suco sem nitrato para o grupo de controle, e um suco concentrado com o nitrato de três grandes beterrabas para outra parte.
Ao observar os resultados, os pesquisadores perceberam que o fluxo sanguíneo era influenciado pelo consumo do suco de beterraba rico em nitrato.
"Esta pesquisa mostra que o suco de beterraba pode ser muito útil na proteção da saúde dos vasos sanguíneos de mulheres de meia-idade durante um período de risco acelerado de doenças cardíacas.”