Muitas pessoas desconhecem o perigo de expor animais de estimação a determinados produtos de limpeza. Alguns são tóxicos para os pets e podem provocar sérios problemas de saúde aos bichinhos.
Com o objetivo de orientar os tutores, a ONG ISPCA divulgou uma lista com algumas dicas de produtos que devem ser evitados em casas com cães e gatos.
Te podría interesar
A ISPCA é a principal instituição de defesa animal da Irlanda. Atua no combate à crueldade e promove o bem-estar dos bichos. Em tradução livre quer dizer “Sociedade Irlandesa para a Prevenção da Crueldade contra os Animais”.
Em relato ao jornal Irish Mirror, a ONG alertou que pelo menos três produtos de limpeza são extremamente perigosos para animais de estimação.
Te podría interesar
Água sanitária ou cloro
Quaisquer produtos que contenham cloro, como água sanitária, não devem ser utilizados em residências onde moram pets. Podem provocar vômitos, diarreia, queimaduras internas e até convulsões, em caso de ingestão pelos animais.
Amônia
De acordo com a ISPCA, produtos com amônia, encontrada em limpadores de janelas, de fornos, de aço inoxidável e em soluções para pisos, também precisam ser evitados. A composição pode causar queimação em garganta, nariz, estômago e trato respiratório.
Produtos com essência de tea tree
Determinados produtos de limpeza naturais também devem ser proibidos. A ONG informou que itens com essência de tea tree (óleo derivado da planta Melaleuca alternifólia) são tóxicos para animais e não devem ser utilizados perto deles, nem em difusores para refrescar a casa. Os principais perigos para os animais de estimação são intoxicação, aspiração, reações alérgicas e irritação das vias respiratórias.
Além disso, a ISPCA aconselhou que os tutores devem armazenar produtos químicos nocivos, de forma segura, em locais onde os pets não tenham acesso. A lista inclui cápsulas para máquinas lava-louças, sabão para roupas e detergente para louças, entre outros, de acordo com informações da coluna É o Bicho!, no Metrópoles.