O aspecto viscoso do frango que compramos no supermercado é considerado nojento por muitas pessoas. Por isso, muitas pessoas decidem "lavar" a ave crua com água na pia da cozinha.
O problema é que essa prática não é recomendada pelos especialistas em saúde e deve ser um hábito cortado de sua casa.
Te podría interesar
A recomendação é de longa data, mas foi formalizada pelo Food and Drug Administration dos EUA, a agência de vigilância sanitária de Washington.
"Não enxágue carnes e aves cruas antes de cozinhar. Lavar esses alimentos aumenta a probabilidade de as bactérias se espalharem pelas áreas ao redor da pia e das bancadas", afirma o órgão.
Frangos e galinhas são aves bastante suscetíveis à contaminação por bactérias como a famosa e temida salmonella. Testes conduzidos pelo Ministério da Agricultura em 2019 mostram que cerca de 18% da carne de frango vendida no Brasil apresenta algum tipo de contaminação pela bactéria.
Portanto, ao lavar o frango com água, a chance da bactéria se espalhar pela sua mão, pela louça limpa, pela pia e nas suas roupas é mais alta.
A salmonella é uma bactéria perigosa, que pode levar à intoxicação gastrointestinal. Usualmente, causa diarreia, náusea, vômitos e outros efeitos comuns, mas em casos mais graves pode levar à hospitalização e morte.
O melhor jeito de manter seu frango limpo
O melhor jeito de manter seu frango sem bactérias é... cozinhar bem a carne. Quando sua temperatura interna supera os 74ºC, é praticamente impossível que a salmonella e outras bactérias sobrevivam.
Mas como saber se a temperatura interna chegou nesse ponto? Basicamente, é quando o frango está cozido: branco, sem líquidos vermelhos, com aspecto de totalmente cozida.
Não confia no olhômetro? Na dúvida, um termômetro culinário (que custa menos de R$ 10) pode sanar suas questões tranquilamente.
Não tem termômetro? Cozinhe o frango por pelo menos 5 minutos de cada lado em fogo médio (o fogo alto deve deixá-lo pronto por fora e cru por dentro e, em fogo baixo, a cocção deve demorar ainda mais).