Um dos hábitos mais comuns e corriqueiros que as pessoas têm é a simples ação de arrumar a cama logo depois de acordar. Porém, especialistas apontam que essa atitude não é saudável e pode trazer problemas.
O médico Myro Fugura viralizou nas redes sociais após publicar um vídeo surpreendente. Ele, que atende nos Estados Unidos, alertou que, ao arrumar a cama logo ao acordar, o ambiente fica extremamente favorável à proliferação de ácaros.
Te podría interesar
“Existem mais de 10 milhões de ácaros em um colchão médio. Se você tem um travesseiro de dois anos, 10% de seu peso são ácaros e cocô. Os ácaros não são apenas nojentos, eles produzem alérgenos que podem desencadear asma”, explicou o especialista.
A asma é uma doença pulmonar, que causa inflamação nos brônquios, que são responsáveis por levar o ar aos pulmões.
Os ácaros e as fezes produzidas pelos aracnídeos também podem provocar rinite e dermatite atópica.
A rinite é uma enfermidade inflamatória da mucosa nasal que pode ser causada por alergias ou não. Já a dermatite atópica, é uma doença inflamatória da pele.
Já o biomédico Roberto Figueiredo, conhecido como Dr. Bactéria, relatou que o corpo humano perde aproximadamente 2,2 litros de água por dia, mesmo sem exercícios. Grande parte do líquido é perdido pelo suor durante a noite.
“Quando acordamos, a cama ainda tem a umidade correspondente àquela transpiração. Então, se você acordar e já arrumar essa cama, aquela umidade permanece e facilita o crescimento e a multiplicação de ácaros”, afirmou, em entrevista ao Metrópoles.
Uma prática comum e errada é esticar as cobertas e os cobertores em cima da cama. Segundo os especialistas, a prática apenas abafa o local onde as pessoas estiveram deitadas, o que torna o ambiente perfeito para os aracnídeos.
Ainda de acordo com os médicos, o ideal é aguardar uma ou duas horas depois de levantar para dar tempo de o suor evaporar do colchão e dos lençóis. Ventilar o quarto também é importante para assegurar que a cama seque mais depressa.
Sugestões para manter a cama limpa
Myro Fugura sugeriu algumas dicas: roupa de cama deve ser trocada, pelo menos, a cada duas semanas. Porém, o ideal seria utilizar um novo jogo de lençóis e fronhas a cada sete dias.
Outras sugestões para manter a cama com a menor quantidade possível de ácaros é passar aspirador de pó no colchão, com regularidade, e lavar os lençóis em água quente.
Siga o perfil da Revista Fórum e do jornalista Lucas Vasques no Bluesky.