MATERNIDADE

Neymar e Bruna Biancardi: Estudos revelam riscos de estresse na gravidez

Traição interfere na saúde mental da gestante, o que pode ter consequências negativas para o bebê

Neymar e Bruna BiancardiCréditos: Reprodução/Instagram
Escrito en SAÚDE el

Nesta terça-feira (19), mais uma polêmica envolvendo o casal Neymar e Bruna Biancardi veio à tona. O jogador foi fotografado em uma boate em Barcelona, na Espanha rodeado de mulheres, enquanto a mulher está grávida de uma filha sua e na reta final da gestação.

Estou ciente do ocorrido e mais uma vez decepcionada. Mas na reta final da minha gravidez, o meu foco e preocupação estão direcionados exclusivamente à minha filha e é somente nisso que vou pensar no momento. Agradeço às mensagens de carinho”, disse a influencer nas redes sociais.

A gravidez é um momento delicado, que pode se tornar arriscado caso a gestante seja colocada sob situações de estresse, como uma traição. O fato é que a saúde mental da grávida pode interferir no desenvolvimento do bebê e uma traição, principalmente quando é recorrente, interfere na saúde mental da grávida.

Riscos do estresse na gravidez

Um estudo realizado nos Estados Unidos e publicado na revista JAMA Open Network indicou que o sofrimento psicológico das mães causa alterações no desenvolvimento cerebral do bebê ainda no útero.

O estresse alto durante a gestação afeta o crescimento do hipocampo do bebê. Essa é a região do cérebro ligada à formação de novas memórias, ao aprendizado e às emoções. Desse modo, o desenvolvimento cognitivo dos infantes pode ser prejudicado, podendo apresentarem problemas sociais e emocionais persistentes quando crianças.

Noventa e sete mulheres participaram do estudo, todas grávidas saudáveis, sem doenças crônicas, físicas ou mentais induzidas pela gestação, mostrando que as consequências independem de outros fatores agravantes.

Outra pesquisa, publicada na ScienceDirect, indicou que bebês expostos a altos níveis de estresse ainda no útero têm risco aumentado de desenvolver doenças relacionadas ao envelhecimento biológico acelerado. Isso porque o alto nível de estresse foi associado ao encurtamento dos telômeros, parte da célula responsável por protegê-la do envelhecimento.

Outra possível consequência do estresse é o parto prematuro. Por isso, é necessário um cuidado maior com a saúde mental no momento da gravidez, para conseguir, como Bruna Biancardi, ignorar as atitudes de “meninos” como Neymar e manter o foco no bebê que está por vir.