O apresentador Manoel Soares causou comoção nas redes sociais com um vídeo em que explica como faz para que o filho Ezequiel, que é portador do Transtorno do Espectro Autista, se levante do chão em meio a uma crise de regulação.
"Não é com gritos ou impondo nossa autoridade que educamos uma criança autista. Mais importante que ensinar a ela as regras sociais de nosso mundo, é entender as regras sociais do mundo dela", escreveu ele na legenda do post no perfil dele no Instagram.
Manoel Soares também é pai de Izael, que assim como Ezequiel, também é autista. Ambos são frutos de seu relacionamento com Dinorá Rodrigues. Além deles, Soares é pai de Leonardo e Miguel, de 18 e 6 anos, respectivamente.
Te podría interesar
Te podría interesar
Desregulação emocional
Segundo o site Tatutea, especializado no assunto, geralmente pessoas com Transtorno do Espectro Autista lidam com a desregulação emocional, responsável pelas crises de comportamento, como euforia exacerbada, birras, agressividade, entre outros comportamentos atípicos e isso pode ser tratado e minimizado com a AUTORREGULAÇÃO dentro das intervenções baseadas em ABA.
Para exemplificar, a autorregulação são mecanismos de controle feitos pelo próprio autista para compreender e controlar suas emoções, ensinado e treinado por profissionais e clínicas especializadas em TEA. Embora haja diferentes características entre as pessoas com diagnóstico de autismo, a intervenção aprimora os mecanismos emocionais das crianças com TEA.
Ainda que haja outras terapias, a intervenção baseada em ABA para ensinar a autorregulação é a mais indicada para crianças. As técnicas utilizadas como, reforço diferencial, treino de comunicação funcional, introdução de ferramentas de comunicação alternativa, etc., possuem muita efetividade na regulação cognitiva, regulação emocional e regulação comportamental e emocional, principalmente em relação aos comportamentos mais externalizantes.
Os maiores prejuízos nas pessoas com autismo estão ligados a regulação emocional, por isso, cabe, também, a família estimular as habilidades aprendidas de controle emocional, incentivando a criança a praticar atividades físicas com um profissional especializado e treinar as práticas ensinadas nas intervenções para obter mais qualidade de vida.