Uma mulher de 35 anos morreu em Indiana, nos Estados Unidos, em decorrência do consumo excessivo de água. As informações são do New York Post.
A americana Ashley Summers estava viajando com o marido e os filhos para Lake Freeman, Indiana, quando se sentiu desidratada. Os EUA enfrentam uma onda de calor em decorrência do aquecimento global e, naquele dia, a temperatura superava os 30ºC.
Te podría interesar
Ajude a financiar o documentário da Fórum Filmes sobre os atos golpistas de 8 de janeiro. Clique em http://benfeitoria.com/apoieAto18 e escolha o valor que puder ou faça uma doação pela nossa chave: pix@revistaforum.com.br.
Ashley começou, então, a beber água, mas demorou a se sentir saciada. Seu irmão, Devon Miller, relatou em entrevista que foram quatro garrafas de água, quase dois litros, em 20 minutos.
Te podría interesar
Logo ela passou a sentir tontura e dor de cabeça. Ao chegar em casa, a mulher desmaiou na garagem e foi levada ao hospital, mas não resistiu.
Água em excesso pode fazer mal
A causa da morte foi intoxicação pela água. Beber muita água pode provocar o desequilíbrio na concentração de eletrólitos no sangue, principalmente o sódio, uma condição chamada de hiponatremia.
Ao beber água em excesso, os rins, que controlam a quantidade de água, sais e outras substâncias do nosso organismo, ficam sobrecarregados. Eles, então, não conseguem filtrar o líquido em excesso, o que causa a intoxicação.
Os sintomas incluem dores de cabeça, fadiga, náusea, vômito, desorientação mental e até parada cardíaca. No entanto, uma morte como a de Ashley Summers é uma consequência rara.
O quanto beber de água por dia
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o consumo médio ideal de água para adultos é de 2 litros por dia. No entanto, essa quantidade pode variar, pois depende do peso corporal e da rotina cotidiana de cada pessoa.
Por exemplo, para um homem de 70 kg, a quantidade aumenta para 2,5 litros. O rim saudável é capaz de filtrar entre 800 ml e um litro de água em uma hora.
*Com informações do UOL e do Blog do Hospital Albert Einstein.