Embora as viagens de avião sejam mais rápidas e permitam que o passageiro passe menos tempo em deslocamento até seu destino, alguns desconfortos durante o trajeto podem se tornar grandes problemas. Assim como existem roupas e acessórios inadequados para viajar, a ingestão de alguns alimentos pode levar a náuseas e enjoos no percurso.
Seja uma viagem nacional ou internacional, o conforto normalmente é uma das principais preocupações de qualquer pessoa que se desloca de avião. O “frio na barriga” ao decolar costuma ser uma das sensações incômodas nesta situação.
Te podría interesar
Alimentos ricos em açúcar ou sal, como doces e fast-food, podem contribuir para uma experiência desagradável. Seja por conta de dores abdominais e sede excessiva, no caso dos doces, ou pela retenção de líquido e possível dor de cabeça, resultado de comidas muito salgadas, o passageiro pode se sentir desconfortável durante a viagem inteira.
Outros alimentos que também são contraindicados ou apontados para serem evitados são os legumes e vegetais que provocam gases, como feijão, a couve-flor e o brócolis. O ideal é que, caso forem ingeridos, que seja em menor quantidade, justamente para evitar constrangimentos e incômodos devido à má digestão.
Te podría interesar
Já os laticínios podem causar inchaço e até diarreia. Alimentos fritos e gordurosos levam à indigestão e deixam a sensação do estômago estar “pesado” após o consumo.
O álcool, além de alterar a percepção do passageiro, pode gerar desidratação no organismo, devido ao processo mais denso de digestão que ele exige. Por isso, evitar bebidas alcoólicas, principalmente com alto teor alcoólico e antes de viagens de avião mais longas, previne o passageiro de possíveis desconfortos.
Por fim, o café e bebidas cafeinadas também são contraindicadas para quem irá viajar de avião. Isso porque a cafeína pode causar estresse, ansiedade e nervosismo durante a viagem e, até mesmo, batimentos cardíacos mais acelerados que o comum.
Saiba quais alimentos são benéficos de serem ingeridos antes do voo
Por conta do cansaço que viajar causa, seja em curtos ou longos trajetos, é sempre importante que o passageiro se mantenha hidratado. Por isso, beber água e levar uma garrafinha durante o voo pode deixar o viajante mais confortável. Além disso, a cabine de avião possui ar recirculado, o que pode gerar mais sede no passageiro.
Alimentar-se de frutas que possuam bastante suco e com vitamina C também é indicado. Além de auxiliar o sistema imunológico, elas também ajudam o corpo a se hidratar.
Comidas que contenham alto teor proteico, como ovos cozidos, frango e peixe, além de causar a sensação de saciedade, não causam a sensação de “peso” no estômago, como as frituras, o que ajuda a evitar a azia, por exemplo.