PREOCUPAÇÃO

Rio de Janeiro decreta estado de emergência devido à gripe aviária

O governo registrou 16 casos em nove municípios do estado

Imagem ilustrativa.Créditos: Pixabay
Escrito en SAÚDE el

governo estadual do Rio de Janeiro decretou, nesta sexta-feira (18), estado de emergência zoossanitária, por 180 dias, após detectar infecção de 16 aves pelo vírus H5N1, da Influenza Aviária de Alta Patogenicidade, a gripe aviária.

Segundo o secretário de Agricultura, Flávio Campos Ferreira, a medida tem como objetivo facilitar uma resposta mais rápida em casos de novos focos da doença e resguardar a avicultura comercial e de subsistência no território fluminense.

“A medida é protetiva pois facilita o acesso a recursos e materiais para uma pronta resposta em caso de novas notificações de suspeita da doença. Com este decreto podemos agir de maneira muito mais rápida”, disse o secretário, em nota.

Ajude a financiar o documentário da Fórum Filmes sobre os atos golpistas de 8 de janeiro. Clique em http://benfeitoria.com/apoieAto18 e escolha o valor que puder ou faça uma doação pela nossa chave: pix@revistaforum.com.br.

A Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento informou que a doença está controlada e os 16 casos em nove municípios foram apenas em aves silvestres migratórias. 

Transmissão

A gripe aviária, em humanos, é transmitida através de contato direto com aves infectadas (vivas ou mortas). Não é possível contrair o vírus pelo consumo de carne ou de ovos das aves.