SAÚDE MENTAL

Especialistas mostram que tolerar o estresse por muito tempo pode desencadear doenças

Mecanismos de defesa psíquicos contra emoções negativas a longo prazo podem ser prejudiciais; entenda

Mecanismos de defesa possuem uma vantagem e ao mesmo tempo uma desvantagem.Créditos: Pedro Figueras/Pixabay
Escrito en SAÚDE el

O estresse é uma resposta do organismo a situações incômodas ou dolorosas. Fatores como tratar alguém que não amamos com carinho, negar a morte de um ente querido, contar coisas dolorosas com indiferença ou “nos bloquear” diante do estresse são mecanismos psicológicos quase naturais para evitar o sofrimento diante de alguma situação. 

Isso porque os mecanismos de defesa possuem uma vantagem, e ao mesmo tempo uma desvantagem: embora nos defendam de algo que não podemos tolerar, caso se prolonguem ao longo do tempo podem afetar a nossa versão da realidade.

De acordo com a psicanalista e doutora Dr. Alejandra Gómez, “os mecanismos de defesa se beneficiam, em primeiro lugar porque ajudam a tolerar o que é angustiante . Não são boas nem más, mas a longo prazo podem causar uma doença”.

“Há certos indícios de que seu parceiro está te traindo. Você nega, você nega, você nega. A certa altura, ele diz que quer se separar. Você nega e se propõe a fazer uma viagem. Você nega novamente. Em algum momento, quando você voltou para casa, seu parceiro foi embora. Nesse caso, pode aparecer um colapso, um ataque de pânico grave, uma depressão, uma situação traumática porque as evidências foram negadas. Ou seja, tudo o que se tenta evitar por esses mecanismos tende a voltar”, disse ela.

Com base em Freud, a doutora descreveu dois outros mecanismos, que todos os autores pós-freudianos assumiram: a rejeição e a negação. “No primeiro mecanismo de defesa há uma rejeição de uma realidade insuportável. O sujeito 'quebra' um fragmento da realidade e o 'preenche' com seu próprio texto que é a produção delirante, o delírio da loucura. Freud diz que o paciente 'delira para não morrer' ”, explica.

Os mecanismos de defesa são processos inconscientes que a mente aciona sem avisar, quando uma situação toma conta do nosso psicológico. Entre os mais importantes estão a negação, sublimação, formação de reação, identificação, isolamento, projeção e regressão. Entenda cada uma delas a seguir: 

1 - Negação

É quando é negada a existência de um desejo. Uma forma de proteger emocionalmente quem passa por elas, servindo para ignorar realidades muito intensas.

2 - Identificação

Já a identificação faz o sujeito assumir como próprias as características alheias através de vínculos afetivos. Isso serve tanto para pessoas como coisas. Este comportamento afeta a forma como uma pessoa fala, as roupas que veste, o que come, entre outras.

3 - Projeção

Tudo o que é rejeitado de si mesmo é depositado em outra pessoa ou os desejos que não se quer reconhecer como próprios são atribuídos ao outro. É uma reação que aparece em discussões, quando são feitas acusações ou se censuram outras questões que, na verdade, são nossas.

4 - Regressão

A negação em assumir responsabilidades e obrigações pode levar a agir de forma infantil. Diante de fortes pressões, podem ocorrer atitudes que não coincidem com o atual estágio de desenvolvimento da pessoa e se assemelha a de uma criança, uma vez que encontra segurança, tranquilidade e foge de compromissos

5 - Isolamento

Este é um procedimento ou pensamento que busca romper seus vínculos afetivos com as experiências vividas. Isso ocorre quando um episódio traumático foi vivido e é contado com absoluta indiferença.

6 - Repressão

Um desejo é anulado a tal ponto que a pessoa age como se ele não existisse através de um esforço contínuo e permanente. Aparece como uma defesa contra memórias tempestuosas.

7 - Formação reativa

A formação reativa é agir em sentido contrário ao que se deseja para evitar que os verdadeiros desejos venham à tona. Muitas vezes se esconde atrás de uma conduta exemplar, uma personalidade agressiva ou inaceitável. Quando uma emoção é considerada ameaçadora para si mesmo, ela surge como uma defesa

8 - Racionalização

São buscadas explicações racionais, coerentes e socialmente aceitas para uma atitude ou sentimento a fim de ocultar razões afetivas. É utilizado quando se quer justificar um comportamento ou quando os reais motivos causam medo, ansiedade e angústia.

9 - Sublimação

É quando para um novo fim não sexual, o desejo sexual é deslocado, geralmente tendo a ver com arte, prática religiosa ou pesquisa intelectual. Uma mudança de direção é gerada nas emoções que são percebidas como imprudentes, em direção a canais mais aceitáveis.

10 - Deslocamento

O deslocamento ocorre assim que uma emoção ou sentimento (quase sempre raiva) é redirecionado para uma pessoa ou um objeto que não pode ser defendido. Quando não podemos expressar os nossos sentimentos, ele é ativado para expressar nossos sentimentos ou nos relacionar com os outros. Por exemplo, tendo um problema no trabalho e não confrontando o chefe, quando chegar em casa vai descarregar em cima de alguém.

*Com informações de Infobae