EM DEFESA DA CIÊNCIA

DF: Chapa de oposição vence eleições do Conselho Regional de Medicina

Em defesa “da ciência, da ética e da dignidade”, chapa 4 é eleita no Distrito Federal mesmo após ser vítima de fake news

Chapa em defesa da ciência vence eleições do CRM-DF.Créditos: Pixabay
Escrito en SAÚDE el

Nesta terça-feira (16), depois de uma eleição disputada, a Chapa 4, “Movimento: Ciência, Ética e Dignidade” venceu as eleições do Conselho Regional de Medicina do Distrito Federal, com 30,51% dos votos válidos. A diferença para a segunda chapa, “Pode contar comigo”, foi de apenas 30 votos.

Essas eleições foram marcadas por maior participação nas votações. Isso aconteceu porque foi a primeira vez que a votação foi realizada apenas de forma on-line, pela Internet. Em todo o país, mais de 77,66% dos médicos participaram das eleições. No Distrito Federal, foram mais de 80% dos médicos votantes pela Internet; presencialmente, foram 0,5%.

O presidente da Comissão Nacional Eleitoral (CNE), Dr. La Hore Corrêa Rodrigues, disse em entrevista ao portal de notícias do CRM-DF, que o grande número de participantes mostra que houve aprovação no programa eleitoral pela internet. “Em 2018, apenas 53% dos médicos brasileiros votaram. O novo número mostra que temos sinônimo de aprovação pelo Programa Eleitoral pela internet, visto que essa maioria já comprova a facilidade, a exequibilidade, a segurança e a simplicidade do novo método”, concluiu.

A posse dos novos conselheiros será em 1º de outubro de 2023.

Ajude a financiar o documentário da Fórum Filmes sobre os atos golpistas de 8 de janeiro. Clique em http://benfeitoria.com/apoieAto18 e escolha o valor que puder ou faça uma doação pela nossa chave: pix@revistaforum.com.br.

Chapa Movimento: Ciência, Ética e Dignidade

Em entrevista à Fórum, Bruno Pinheiro, médico urologista e integrante da chapa 4, vencedora, diz que suas propostas são em defesa da transparência financeira e dos pilares da ciência, da ética e da dignidade no exercício da medicina. “Trabalhar para garantir que a boa prática médica beneficie toda a população do Distrito Federal e atuar na questão educacional para prevenir erros médicos, ou seja, “educar para não punir”. Pinheiro também afirma que a chapa vai defender de maneira categórica o SUS, além de acolher médicos que sofrem com problemas físicos e psicológicos devido a exaustão da profissão. 

O médico afirma que a chapa 4 é de oposição devido à indignação com o papel do Conselho durante a pandemia de Covid-19. “Infelizmente, nosso CRM andou a reboque do governo federal da época: se manifestou contra o lockdown, agiu para proteger quem prescrevia medicações ineficazes contra o coronavírus”. Diante disso, colegas de profissão se desafiaram a lançar uma chapa de oposição, “que baseasse sua atuação na defesa incondicional da ciência e da ética médica".”. 

Ele também conta que durante o período eleitoral para o Conselho, foram vítimas de fake news. “Disseram que éramos contra a revalida, tutelados pelo PT, comunista e até favoráveis à ozonioterapia”, relata.

Conselho Regional de Medicina 

Os Conselhos Regionais são responsáveis por supervisionar o cumprimento das normas da ética profissional, julgar o exercício profissional do médico e zelar pelo perfeito desempenho ético da medicina.

Bruno explica que além disso, o CRM é um órgão de educação e prevenção ao erro médico, e que “os conselhos têm evoluído muito no sentido de responder às demandas da sociedade.”