Além de ser um dos insetos que causam mais asco e provocam mais repulsa nas pessoas, a barata pode prejudicar a saúde, caso seja morta da maneira usual, ou seja, com a pessoa pisando, batendo com um sapato ou com outro objeto, até ela ser esmagada.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) condena a prática e alerta que não deve ser adotada, principalmente dentro de casa.
Te podría interesar
Ajude a financiar o documentário da Fórum Filmes sobre os atos golpistas de 8 de janeiro. Clique em https://benfeitoria.com/ato18 e escolha o valor que puder ou faça uma doação pela nossa chave: pix@revistaforum.com.br.
Esmagar uma barata faz com que o inseto libere uma grande quantidade de bactérias, fungos, vírus e outros microrganismos prejudiciais ao ser humano.
Te podría interesar
As baratas podem transmitir doenças, pois transitam por locais repletos de patógenos (organismos capazes de causar doenças), como esgotos e lixões.
Inúmeros estudos mostram que esses insetos hospedam e transmitem cerca de 40 espécies de bactérias, das quais pelo menos metade é prejudicial aos seres humanos, segundo informações da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas).
Qual o melhor jeito de matar baratas
O mestre em entomologia (ciência que estuda os insetos), José Moacir Ferreira Ribeiro, indica os seguintes métodos para eliminá-las:
-Usando água quente;
-Com álcool em gel;
-Com detergente líquido (lava-louças);
-Com armadilhas com veneno;
-Com gel específico para essa finalidade.
“Em todos os casos a liberação de microrganismos será mais lenta, diferente de quando você esmaga a barata, o que libera os contaminantes de forma mais imediata. O ideal é que, após fazer uso de alguma delas, você descarte logo o inseto morto”, disse, em entrevista ao UOL.
Como evitar a presença delas
-Restos de comida atraem as baratas. É importante limpar as áreas comuns, principalmente a cozinha e a sala de jantar, para que elas não encontrem nada para comer;
-As baratas costumam viver em buracos e fendas que possuem comunicação com o exterior. Caso encontre pequenos orifícios, é necessário cobri-los com massa ou cimento;
-Esvaziar as latas de lixo com frequência é imprescindível;
-Sempre que lavar a louça, retire o excesso de comida e jogue fora imediatamente para que as baratas não sejam atraídas por ela;
-Verificar periodicamente a parte traseira dos aparelhos que geram calor ou umidade, locais preferidos das baratas; a probabilidade da existência de ninhos é grande.