VACINA

Ministério da Saúde cria chatbot no WhatsApp para combater desinformação

Canal de comunicação serve para usuários tirarem suas dúvidas sobre vacinação

Canal de comunicação do Ministério da Saúde no WhatsAppCréditos: WhatsApp/MS
Escrito en SAÚDE el

Nesta segunda-feira (4), o Ministério da Saúde lançou o seu assistente virtual no WhatsApp para combater a desinformação. A pasta irá disponibilizar conteúdos sobre imunização, alertas das fake news mais frequentes e informações complementares na área da saúde, tudo por meio de um “chatbot”, isto é, um assistente virtual pré-programado.

A iniciativa faz parte do programa Saúde com Ciência, lançado em outubro pelo governo federal com o objetivo de valorizar a ciência e disseminar informações confiáveis, à luz da queda na cobertura vacinal observada nos últimos dois anos.

“Estamos unindo esforços, gestores, parceiros, ministros de estado, conselheiros, comunidade, academia, cidadão, jovens, lideranças religiosas, numa frente única e forte de combate à desinformação para fazer Saúde com Ciência”, ressaltou a ministra da Saúde, Nísia Trindade.

Como utilizar o assistente virtual do Ministério da Saúde

Para acessar o chatbot, basta adicionar o número (61) 99381- 8399 à lista de contatos do telefone de maneira gratuita. Será possível interagir com no WhatsApp em três frentes:

  • Vacinação, que inclui informações sobre campanhas, públicos-alvo e calendário das doses
  • Informações sobre vacinas, como suas principais características, benefícios e importância
  • Combate à desinformação, para desmentir fake news sobre vacinas

Todas as informações terão como fonte o Ministério da Saúde. O usuário poderá fazer perguntas sobre o que tem dúvidas e ainda será disponibilizado um quiz para testar seus conhecimentos.

Informações cotidianas como o horário de funcionamento de Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e como marcar consultas por meio do ConectSUS também estarão disponíveis no canal.

A partir do envio de mensagens com dúvidas ou perguntas, a pasta pretende usar as informações recebidas para emitir alertas e análises sobre as desinformações identificadas, a serem publicadas no portal do programa Saúde com Ciência, nas redes sociais do governo e no próprio canal de comunicação com o Ministério.